Monique Evans - Primeira Rainha da Bateria do Carnaval Carioca




Existem controvérsias quanto à primeira rainha de bateria. Alguns consideram que a figura das rainhas de bateria surgiu na década de 1970 quando a famosa mulata Adele Fátima , veio a frente da bateria da escola Mocidade Independente de Padre Miguel, fato inédito, até então.

Mas foi emm 1985, a mesma escola de samba (GRES Mocidade Independente de Padre Miguel), do grupo especial do Rio de Janeiro, desfilou com a modelo Monique Evans frente a bateria, transformando-se em uma das grandes musas do Carnaval da década de 80 e também considerada a primeira Rainha da Bateria. "A intenção de se colocar uma rainha de bateria é de que a mesma auxilie o mestre de bateria no comando da ala de percussão, levando mais animação para os instrumentistas, puxando o samba, não deixando o ritmo cair".

As rainhas que ganharam destaques na imprensa foram Monique Evans (GRES Mocidade Independente de Padre Miguel), Luma de Oliveira (GRES Tradição), Soninha Capeta (GRES Beija-Flor de Nilópolis) e Luiz Brunet (G.R.E.S. Imperatriz Leopoldinense).


Pesquisadora : Lilian Cristina Marcon
Foto : Revista Manchete, fevereiro 1985