Carnaval chega ao fim


Fim do Carnaval de Salvador, hora de fazer um balanço da maior festa popular do país. Para o prefeito Antonio Imbassahy, o tema deste ano, Viva o Povo Brasileiro, é símbolico e resumo o que a festa significa para a identidade e cultura nacionais. Reunindo artistas, personalidades, políticos e, principalmente, o povo que garante o colorido e a animação em cada rua ou avenida da capital baiana, o Carnaval 2004 - no último ano de governo de Imbassahy - chega ao fim deixando saudades.
“Nos últimos anos o Carnaval de Salvador se consolidou como um dos maiores destaques do país, adotando temas que privilegiam o povo brasileiro e valorizam nossa cultura”, destaca o prefeito. A homenagem ao escritor João Ubaldo Ribeiro, autor do livro homônimo que virou tema do Carnaval, foi, na opinião do prefeito, a escolha ideal para consolidar o trabalho desenvolvido pela Prefeitura ao longo dos últimos oito anos.
Neste período, o Carnaval de Salvador sempre teve como tema assuntos diretamente relacionados à cultura baiana, com projeção nacional e internacional. Estes foram os casos das homenagens a Jorge Amado, aos 500 anos do Brasil, à Tropicália, à África e às baianas, para citar alguns exemplos. “A festa atrai pessoas do Brasil e do mundo inteiro e por esse motivo decidimos fechar esse ciclo com Viva o Povo Brasileiro, deixando o registro de um povo alegre e orgulhoso de sua cultura”, explica.

Carnaval internacional
O Carnaval deste ano contou com mais de 14 mil pessoas trabalhando na estrutura de organização da festa, entre as equipes dos governos municipal e estadual e equipes terceirizadas. Só para a cobertura do evento, foram credenciados 2.947 jornalistas de mais de 40 países, em uma demonstração clara do quanto o evento atrai a curiosidade internacional. Para atender à essa procura, a O Centro de Imprensa Waly Salomão, montada a poucos metros do Circuito Osmar, no Campo Grande, ofereceu toda a estrutura necessária para a cobertura 24 horas.
A Prefeitura de Salvador disponibilizou ainda dois portais que garantiram a transmissão da festa em tempo real para todos os países do mundo, via internet. Os portais foram abastecidos também 24 horas, com material produzido pelas equipes do governo municipal. A facilidade de acesso às informações do que acontece em cada uma das ruas e palcos alternativos da folia, atende ao interesse de foliões, pesquisadores e amantes da festa baiana em todo o mundo.

Carnaval no coração
Em seu último ano de mandato, o prefeito Antônio Imbassahy foi também homenageado pelos principais blocos e trios que passavam pela avenida, como Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Bel e Gil, entre muitos outros. Folião nato, o prefeito acompanhou cada momento da festa, tanto no Circuito Osmar (Campo Grande/Avenida), como no Dodô (Barra/Ondina). Através de sua equipe o prefeito acompanhou também o Carnaval nos circuitos alternativos, como o Batatinha (Pelourinho), Castro Alves Guetho Square (Castro Alves) e nos bairros de Salvador, garantindo a organização e tranqüilidade da festa.
“Eu me despeço do Carnaval de Salvador como prefeito, mas nunca como folião e no próximo ano sei que estarei aqui novamente, em cima de um trio, em um camarote ou na rua, mas certamente estarei na festa”, declarou Imbassahy no último dia da folia. Para o prefeito, um de seus principais lemas no comando da maior festa do Brasil ao longo desses anos sempre foi a seriedade. “Carnaval é o momento que a maioria das pessoas escolhe para extravasar os mais diferentes sentimentos e exatamente por isso precisa ser tratado com muita seriedade para que todos possam cumprir em paz o que é o maior objetivo da festa: a diversão”, afirma.

Emoção
Desde seu primeiro ano de mandato como prefeito, em 1997, o prefeito sempre fez questão de acompanhar de perto, no sábado, dia 21, a saída do Ilê Aiyê, na Liberdade, e o desfile do bloco na Avenida. Este ano, data especial também para o Ilê, que completa 30 anos, a saída teve um gosto especial. “Este é um dos momentos mais bonitos do Carnaval, quando realmente podemos reverenciar nossas origens, nos orgulhar de nosso passado e projetar um futuro de fé e afirmação de nosso povo e em nossa cultura”, destacou.
A passagem do Bloco da Cidade, no Campo Grande, domingo, dia 22, também foi outro momento de grande emoção para o prefeito. O bloco desfilou sem cordas pelo Circuito Osmar, com Margareth Menezes comandando o trio e trazendo Caetano Veloso e Gilberto Gil como convidados. Na pista, ala das baianas, Maracatu, representantes dos Bois Caprichosos e Garantido, de Parintins, das escolas de samba do Rio de Janeiro e do Centro de Tradições Gaúchas. Os dançarinos da África do Sul que estão no Brasil em comemoração pelos dez anos de independência política da África do Sul também se apresentaram com trajes típicos, em uma verdadeira homenagem à diversidade e à alegria do povo brasileiro


Fonte: SMCS Jornalismo - fev 2004


imprimir       Volta

www.carnaxe.com.br