A Herança indígena que foi parar na Bahia
Desvendando o dialeto baianês e indígenas

Os brasileiros tem muito mais de índio do que imaginam, como por exemplo, o hábito de tomar banho todos os dias. E uma forte herança da cultura indígena foi parar é na Bahia...
Circulando pelas orlas culturais indígena-baiana, bateu uma fome daquelas e paramos para desgutar um pratão de pirão (cardápio genuíno indígena) e mandioquinha (raízes). Aliás, não podíamos deixar de filar as guloseimas: Bijú, Angú e Tapioca. (feitos com farinha de mandioca). Oppa! Dá-le guaraná para descer essa comilança (descoberto pelos índios).
Vixe! Não dá para subir a ladeira agora não! Deu uma moleza, uma preguiça daquelas (os índios eram moles - definição usada pelos portugueses na época do descobrimento).
É mió tirar antes um cochilinho nesta rede (cama indígena), o que acham? Calma meu rei, ainda tem chão para o ensaio da Timbalada. Quê hôme! Tamu atrasado? Pega a jangada (canoas de tronco de madeira, talhadas a mão) e vumbora!
O rufar dos tambores misturados aos chocoalhos ecoam no ar (tambor - usado posteriormente pelos índios como forma de comunicação entre tribos. Chocoalhos = objetos da cultura indígena). ecoa no ar e lá vamos nós: Vamos dar a volta no guetho! ( dar voltas em fogueira - dança indígena) e correr de lá para cá - de cá pra lá - pular, pular e pular (habituados a perseguições, os índios tinham o hábito de pular e correr de cá pra lá).
Ah! Você precisa ver, no meu Brasil não há nada igual. Vem da Bahia, vem lá do Guetho Square Candyall, onde o cacique é o rei do carnaval. O irreverente Carlinhos Brown entra em cena magestoso, vestido de cacique reafirmando o papel de ser o autëntico cacique da tribo da folia carnavalesca. Palavras não conseguirão traduzir tamanha emoção, pena que acabou!
Quanta magia! Foi só animação e energia! Aliás é hora de repor as energias, olha só um menino vendendo milho verde (os índios tinham o hábito de comer milho cozido). Opa! Fiquei embolado. Preciso tomar um chazinho (a erva-mate era usada pelos índios como estimulante para vencer o cansaço das longas caminhadas ou corridas pela floresta durante a caça e a pesca).
... Muitos são os costumes e invenções indígenas que hoje, fazem parte de nossas vidas, mas as palavras também perduram no dialeto baianês. confira aqui!.


Texto : Liliann Cristina Marcon - Abril 2005


enviar para um amigo  Envie para um amigo         imprimir         Volta

www.carnaxe.com.br