Cronologia história
Marafolia, micareta de São Luis do Maranhão

Tudo começou por causa das confraternizações de Copa do Mundo...Era exatamente ali, onde é hoje o corredor, que uma grande turma de amigos comemorava as vitórias do Brasil ao som do Trio Ilha, da Bacanga Sonorizações. As comemorações atraíam muita gente, o que fez alguns amigos sugerirem aos organizadores da festa (Bacanga, restaurante Xique-Xique e Sistema Mirante) que promovessem um evento similar por ano. Eles toparam o desafio como mais um motivo para se divertir e, de quebra, gerar negócios. E assim nasceu o Marafolia, coincidindo com o ano de inauguração da Avenida Litorânea. O evento foi crescendo e hoje é a micareta mais organizada do país. Vamos relembrar juntos cada edição dessa grande festa!

1994

O Bloco Ilha foi o primeiro a se apresentar na avenida Litorânea, comandado pela banda Vôo Livre. Foi uma espécie de “lançar a idéia para ver o que acontece...”

1995

Idéia aprovada, nasce o Marafolia (com nome oficial). Desfilam na Litorânea os blocos Nana Banana, Ilha e Xique, capitaneados pelas bandas Chiclete com Banana, Pimenta N’ativa e Cheiro de Amor. Houve ainda a participação da Tribo de Jah.

1996

Os blocos A Barca (Banda Pimenta N´ativa), Nana Banana (Chiclete com Banana), Biruta (Asa de Águia e Ricardo Chaves) e Xique (Cheiro de Amor) arrastam uma multidão. As novidades do ano são o bloco infantil Xereta e a participação do bloco tradicional do Maranhão “Os Foliões”.

1997

O Nana Banana é presença certa, juntamente com os blocos Tchequerê, Biruta e Xique. A cultura local também teve espaço garantido, representada pelo Blocão do Bicho e pelo cantor Beto Pereira. Para fazer jus ao título de capital do reggae, o Marafolia conta com a participação do bloco Itanaty, comandado por Stanley Beckford.

1998

Nascem os blocos Cocobambu, comandado por Ricardo Chaves e Asa de Águia, e bloco Beijo, com Netinho e as bandas Beijo e Ilha. Os leais Nana Banana e Xique marcam presença no evento; e o Bicho Terra se consagra como o Blocão do Bicho.

1999

Com a consagração, o Blocão do Bicho passa a integrar o grupo dos blocos oficiais. A festa tem ainda a presença de Emanuele Araújo, Ivete Sangalo, Araketu e Timbalada, que pela primeira vez aporta na nossa orla marítima para o carnaval fora de época. Para maior segurança nos camarotes, é implantado o sistema de cartões magnéticos.

2000

Já consolidado, o carnaval fora de época embala a multidão com os blocos Nana Banana (Chiclete com Banana), Eva (banda Eva e Timbalada), o Blocão do Bicho, Cocobambu (Asa de Águia e Ricardo Chaves) e A Barca (Cheiro de Amor e Harmonia do Samba).

2001

Dando força à cultura local, o Marafolia leva o Boi Pirilampo e o bloco “Os Foliões” para o corredor da folia, bem como as bandas locais Ilha, Free Lance, Reprise , Sambaceuma e QSamba. Os blocos oficiais completam a festa: A Barca (Timbalada, Cheiro de Amor e Harmonia do Samba), Blocão do Bicho, Cocobambu (Ricardo Chaves e Asa de Águia), Nana Banana (e o inseparável Chiclete); Eva (Banda Eva, Ivete Sangalo e Araketu).

2002

O Marafolia 2002 abre a festa chamando atenção para uma questão mundial. O bloco “Sou da Paz” vem na primeira noite do evento acompanhado dos grupos locais Young Samba e Contramão. Na avenida, Nana Banana (Chiclete), A Barca (Cheiro de Amor e Timbalada), Cocobambu (Ricardo Chaves e Asa de Águia), Quero Mais (Gil e Patchanka) e Blocão do Bicho.

2003

Primeiro ano de Cláudia Leite (Babado Novo), que vem no bloco Uau!. E mais: Cocobambu (Asa de Águia), Nana Banana (Chiclete com Banana), Eu & Você (Ivete e Timbalada) e Blocão do Bicho.

2004

Uma década de Marafolia! E as inovações continuam. É o primeiro ano de Daniela Mercury, que divide o bloco Eu e Você com Timbalada. E tem também Nana Banana (Chiclete), Cerveja e Cia. (Ivete e Asa de Águia), Uau! (Babado Novo) e Blocão do Bicho. Na pipoca, os feras locais Gargamel e os Smurfs, Sambauê, Sambaceuma e Fabrícia Almeida.

2005

Tá chegando a hora e a gente quer fazer esse ano entrar para a história da diversão e do entretenimento. Chiclete com Banana, Ivete Sangalo, Asa de Águia, Timbalada, Margareth Menezes, Babado Novo e Jamil e Uma Noites vão fazer a litorânea ferver de alegria. Venha fazer parte dessa festa!!

continuação ...


Fonte : Marafolia - Outubro 2006


enviar para um amigo  Envie para um amigo        imprimir        Volta

www.carnaxe.com.br