"Carnaval sem fome - com a fome não se brinca"

Campanha é uma iniciativa da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida – Comitê de Salvador com apoio das Voluntárias Sociais.

A Emtursa – Empresa de Turismo S/A vai disponibilizar todos os postos operacionais para a arrecadação de alimentos, engajando-se na campanha “Carnaval sem fome – com a fome não se brinca. Organizada pelas Voluntárias Sociais, a campanha será uma das novidades da maior festa de participação popular do planeta. Outra inovação é o Camarote do Povo, para 600 pessoas, no Campo Grande que, junto com as arquibancadas populares 1.700 lugares no Campo Grande e 500 lugares no Barra Ondina (próximo ao Clube Espanhol) vão ajudar na arrecadação de alimentos não perecíveis destinados a instituições assistenciais mantidas pela Prefeitura.
O acesso ao camarote no domingo, segunda e terça-feira será trocado por dois quilos de alimento, enquanto para a arquibancada o folião doará um quilo.
“O propósito de incentivar e atuar no desenvolvimento de atividades contra a exclusão social inspirada no sucesso do Natal sem Fome, do saudoso Betinho, faz da campanha Carnaval sem Fome uma iniciativa pioneira dentro da folia de Salvador”, disse o presidente da Emtursa, Fernando Ferrero. Ele anuncia ainda o total apoio da Prefeitura de Salvador, através da Emtursa e de todos os órgãos municipais envolvidos na festa, à campanha contra a exploração sexual infantil.
A campanha Carnaval sem Fome será desenvolvida pela Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida – Comitê de Salvador e está convidando os artistas do Carnaval para que participem de forma efetiva, sensibilizando o folião para que movimenta a cidade durante o Carnaval.
A expectativa é que os artistas ajudem substancialmente no objetivo da campanha, engajando-se, dando o exemplo de solidariedade, incentivando os foliões a exercer a sua cidadania.
Já confirmaram a participação nomes como Caetano Veloso, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Luiz Cardas, Jerônimo, Armandinho, Paulinho Boca de Cantor, dentre outros.
Conscientização popular Para os idealizadores da campanha, “o Carnaval é uma importante oportunidade de conscientizar a população sobre este mal que assola os quatro cantos do mundo: a fome, criando um meio de mobilização para arrecadação de alimentos para as milhares de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza em nosso estado”. Acreditam ainda que “Salvador é a cidade em que sua população e os turistas vivenciam o Carnaval com mais intensidade e participação”, além de ser “um verdadeiro festival, uma festa animada, envolvente e alegre.
É o maior evento de rua do mundo, cheio de energia, que reúne mais de dois milhões de pessoas/dia durante seus dias, uma multidão que canta e dança sem parar ao som maravilhoso de um caldeirão de ritmos alucinantes, fazendo a maior festa do mundo acontecer aqui”. Por essa ração é que, acredita-se, “tanto os artistas como os empresários baianos que fazem essa grande festa estarão apoiando a Campanha do Carnaval sem Fome, numa demonstração de responsabilidade social. Afinal, o principal objetivo dessa ação é garantir que as famílias carentes tenham uma refeição diga no período de Carnaval, criando um sentimento de solidariedade da nossa sociedade na luta contra a fome e a miséria”, como diz Raimundo Bandeira Barbosa Jr., coordenador executivo da Ação Cidadania em Salvador.
A arrecadação de alimentos não perecíveis está sendo feita nos ensaios dos blocos, de artistas e nos grandes shows de Verão, sem envolver o valor do ingresso, apenas solicitando o público a levar seu donativo.
Serão criados postos de arrecadação também em hotéis, aeroporto, empresas, faculdades, colégios, hipermercados, academias, condomínios. Outras ações serão desenvolvidas para que a Campanha Carnaval sem Fome seja um grito da sociedade baiana para reafirmar que “com fome não se brinca”.


BASTIDORES DA FOLIA
- Confira as notícias dos bastidoers do Carnaval 2007


Fonte : Ascom/Emtursa - Fevereiro 2007


  Envie para um amigo        imprimir        Volta

www.carnaxe.com.br