carnavalhistóriatemasabadascarnaxehome



Timbalada completa 18 anos de carreira
bastidores da folia
Grupo vocal-percussivo criado no bairro de Candeal

A Timbalada completou dezoito anos de carreira recentemente. Grupo vocal-percussivo criado no bairro de Candeal, em Salvador, tem como mentor, diretor, organizador e divulgador o músico Carlinhos Brown.
Caracterizado pela batida dos timbales (tambores de madeira e fibra sintética, antes restritos aos terreiros de candomblé), a banda criou um ritmo diferente, com acentuada influência africana. O lado estético é também muito marcado, e os timbaleiros, como são chamados seus integrantes, apresentam grande preocupação com o visual, que inclui corpos pintados com motivos tribais.
A Timbalada começou com integrantes da banda Vai Quem Vem, e, além dos timbales, usava outros materiais percussivos, como latas, baldes e panelas. O primeiro disco, "Timbalada", foi lançado em 1993, com sucessos como "Beija-Flor" e "Canto pro Mar".
"A Timbalada é um grande êxito. Não de um homem só, mas de um coletivo de pessoas que acreditaram que era possível mudar uma realidade. A Timbalada nasceu antes mesmo do Cidade Jardim, que era um lugar encantado. Foi um movimento espontâneo, de rua. A Timbalada já surgiu como algo renovador e mantém esse espírito até hoje.", analisa Carlinhos Brown.


Fonte : CarnAxE - Fevereiro 2009

www.carnaxe.com.br