carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Lavagem de Itapuã, religião e folia
comentários da cultura
Tradicional evento baiano que reune festa religiosa com micareta


Na quinta-feira, dia 24 de fevereiro, a tradição da Lavagem de Itapuã, em homenagem a Nossa Senhora da Conceição e Iemanjá, teve início pelas mãos de uma antiga moradora do bairro, conhecida como Dona Niçu. A inclusão da lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã na festa era um antigo sonho da moradora, que foi mantido pelos seus filhos mesmo depois do seu falecimento. Todos os anos, a festa reúne pescadores, baianas, ciclistas, capoeiristas e cavaleiros num misto de festa religiosa e profana.

 

Às duas da manhã os moradores já começam a ser acordados ao som de violas, banjos e bandolins. Às cinco horas, a alvorada com fogos anuncia a pré-lavagem das escadarias da igreja. Como de costume, durante a manhã, a festa é embalada pelos blocos de chão, como “As Donzelas”, “Galera do Mar” e o tradicional “Malê Debalê”. Muitas barracas são montadas nas ruas e os foliões seguem a festa ao som das bandas. O cortejo das baianas será acompanhado por um grupo de alabês (nome dos sacerdotes músicos do candomblé de tradição ketu), seguido por demais grupos, como artistas e personagens populares da cultura de Salvador.

SEM TRIO ELÉTRICO
Após a proibição da participação dos trios elétricos durante a lavagem, começaram a surgir festas em locais fechados como já acontece no Bonfim e na Festa de Iemanjá. É o caso da Feijoada do Ara. Mais informações (71) 8812-1875.

dia 24 de fevereiro 2011 - QUI
02h – saída do Bando Anunciador – Grupo de percussionistas percorre as ruas do bairro, anunciando a Festa;
05h – Alvorada – lavagem das escadarias da Igreja. Termina com um café da manhã;
10h – Saida do Cortejo – 200 baianas, acompanhadas por Alabês desfilam até a Igreja N.S. da Conceição de Itapuã, quando fazem a lavagem oficial do adro da Igreja. As baianas são seguidas por grupos de ciclistas, capoeiristas, personalidades e personagens populares da cultura soteropolitana;
11h – Desfile dos blocos – saída dos blocos de chão, arrastões, afoxés, batucadas, que participam com criatividade e irreverência.

dia 25 de fevereiro 2011 - SEX
18h até 21h - palco - abercura com a presença dos homenageados - Grupos artísticos e musicais do bairro.

dia 26 de fevereiro 2011 - SAB
18h – palco - Ato ecumênico
19h – apresentação do Terno de Reis. Após, desfile pelas ruas do bairro do Cortejo Afoxé Korin Nagô – grupo cultural que resgata antigas tradições. Das 20h às 23h, apresentações musicais.

dia 27 de fevereiro 2011 - DOM
18h às 21h – Apresentações musicais

dia 28 de fevereiro 2011 - SEG - Encerramento da Lavagem de Itapuã
12h – confraternização com uma das especialidades da culinária local, a Peixada Nativa e a Moqueca de Folha, na Senzala do Samba
16h - será feito a entrega do Presente de Iemanjá, a rainha do Mar, tradição de mais de 20 anos.

BASTIDORES DA FOLIA
- AraKetu faz a festa na Lavagem de Itapuã


EDIÇÕES ANTERIORES
2007 - Lavagem de Itapuã
2005 - Lavagem de Itapuã


Fonte : CarnAxE in Bahia - Fevereiro 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br