carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


  Bastidores da Folia

      


QUANDO ?

  03, 10, 17 e 24 de fevereiro 2011
  20 e 27 de janeiro 2011

LOCAL

  Largo Pedro Archanjo - 20h
  Pelourinho - Salvador BA

Portal Carnaval

volta | contato

Fonte : Pelourinho Cultural


Ensaios da banda Didá no Pelô
Projeto "Tributo Nelson Maleiro"


Nesta quinta-feira, dia 20 de janeiro, a Banda Didá abre o projeto de ensaios no Pelourinho. De precursor da percussão ao primeiro negro em campanhas publicitárias na televisão, Nelson Maleiro é tema da apresentação na Praça Pedro Archanjo, no Pelourinho Considerado um agitador cultural do cenário baiano, Nelson Maleiro é o tema da apresentação da Banda Didá, hoje(20), às 20h, no Largo Pedro Archanjo, Pelourinho. O evento faz parte da agenda do programa Pelourinho Cultural, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-Ba) e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) que, em clima de Carnaval, aquece os preparativos para a mais expressiva festa de rua do planeta, o carnaval. Para o vice-presidente da Associação dos Amigos de Nelson Maleiro, Ivan Lima, a data para a realização do tributo é ideal. “20 de janeiro é aniversário de Nelson Maleiro, ele completaria 102 anos. Essa também é a data eleita como o Dia Municipal do Carnavalesco, em homenagem a ele, que é considerado o patriarca da música percussiva da Bahia”, diz. Durante o show, músicas que falam da vida do artista integrarão o repertório e permitirão ao público uma ambientação sobre sua trajetória.
Precursor dos instrumentos de percussão e compositor, Nelson Maleiro fabricava, consertava e tocava tamborim, bongô, timbau, atabaque, tumbadora, bateria, pandeiro e agogô. Além do dom musical, também era desportista, artesão e animador cultural. Nasceu em 20 de janeiro de 1909, em Saubara, então distrito de Santo Amaro da Purificação, e aos dez anos foi trazido à cidade do Salvador por amigos da família. Mais tarde, dedicou-se ao fabrico de malas e também foi o primeiro negro a protagonizar uma propaganda comercial ao vivo na TV Itapoan, estabelecendo sua fama e participação em eventos do circuito cultural da comunidade.
“É a segunda vez que o homenageamos, principalmente pela sua inventividade e contribuições para o samba. A Bahia é uma terra cheia de gênios e devemos trazê-los à tona. É um dever da Didá rememorar pessoas que contribuíram para a arte da Bahia e o fato dele ter sido um negro nos dá ainda mais orgulho”, afirma a diretora de projetos da Didá, Vivian Caroline.

A presidente da Associação Amigos de Nelson Maleiro, Ivete Lima, também afilhada do percussionista, explica que durante as décadas que o padrinho dedicou à arte musical ele não contava com o apoio externo e patrocinava os ensaios e bailes. “Na época ele financiava tudo com o dinheiro próprio, não havia suporte do Governo nem de outra instituição. Com o Pelourinho Cultural pudemos trazê-lo para o público novamente, porque Nelson Maleiro não pode sair da cena do carnaval”, pontua.
Por se tratar de um projeto voltado para a apreciação da cultura local, Vivian ainda reconhece a importância do incentivo da equipe do Pelourinho Cultural às ações que estimam a tradição baiana. “O Pelourinho Cultural tem se revelado nosso parceiro, com um diálogo aberto e amadurecido, valorizando a comunidade. Principalmente depois da ida de Neguinho do Samba, fundador do projeto Didá, somos sempre lembradas com carinho, numa relação de respeito”, conclui. Os ensaios da apresentação estão a todo vapor e contam com participação efetiva da Associação e seus familiares.
Criada em 1993 por Antonio Luís Alves de Sousa, o Neguinho do Samba, a Associação Educativa e Cultural Didá surge para oferecer às mulheres, principalmente às negras, um espaço para expor suas idéias e desenvolver diversas atividades. Os ensaios são gratuítos e seguem até o carnaval, à partir das 20h, Largo Pedro Archanjo - Pelourinho

www.carnaxe.com.br