carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Emoção marca homenagem de Gerônimo à Neguinho do Samba e Mestre Prego no Pelô
comentários da folia
Carnaval de Salvador - Bahia 2011


Em clima de emoção, com presença de renomados percussionistas baianos, artistas, cantores, representantes de blocos afros e afoxés, jornalistas de veículos locais e nacionais, autoridades municipais e estaduais, como os secretários da Cultura (SecultBA), Albino Rubim, e do Turismo, Domingos Leonelli, além de grande público, o cantor e compositor Gerônimo fez uma homenagem especial aos mestres percussionistas Prego e Neguinho do Samba, agora à noite (dia 3) a partir das 20h30 no Largo do Pelourinho, Centro Histórico de Salvador. Um dos compositores baianos mais conhecidos no Brasil, com músicas gravadas e cantadas por estrelas como Maria Bethânia, Gal Costa, Carlinhos Brown, Elba Ramalho, Daniela Mercury, Vânia Abreu, Davi Moraes, Jorge Aragão, grupos Ásia de Águia, Timbalada, Cheiro de Amor e Chiclete com Banana, além de intérpretes de todo o país, o cantor e instrumentista Gerônimo, faz questão de homenagear os percussionistas Prego e Neguinho do Samba, este considerado “inventor” do ritmo samba-reggae.
“Acho que essa homenagem valoriza os percussionistas que sempre foram tratados como acessórios nas bandas, mas que sem eles não pode haver som”, diz Gerônimo, durante sua visita ao Largo do Pelourinho, onde acontece o show hoje. Nomeado de Batuque no Pelô, o show é uma iniciativa do programa Pelourinho Cultural, para abrir oficialmente o Carnaval do Pelô 2011. “Estamos homenageando a percussão e todos os percussionistas baianos com show no largo e exposição de instrumentos cedidos pelos artistas que participam da apresentação”, esclarece Simone Reis, diretora do Pelourinho Cultural. Ambos os eventos integram a extensa programação de 95 atrações e 200 horas do Carnaval do Pelô 2011.
Dentre os percussionistas que se apresentam hoje, alguns com influências musicais que vão do candomblé ao jazz, e da axé music à música experimental. Participam os percussionistas Bira Reis, Emerson Taquari, Gabi Guedes, Giba Conceição, Ivan Huol, Jorge Wallace, Leonardo Reis, Luizinho de Jejê, Magary, Orlando Costa, Peu Meurray, Tony Mola, Waltinho Cruz, e Walmir Paim. Os Filhos de Gandhy, os Meninos do Pelô e a banda Dida também se apresentam no show.
A iniciativa do Carnaval do Pelô é do Governo da Bahia, através da secretaria estadual de Cultura (SecultBA) e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), com aporte de R$ 1,6 milhão. A festa acontece de hoje (03) até dia 8 (terça), sempre das 16h às 02h da madrugada, com desfiles de fanfarras, blocos, bonecões, bandas e caretas por 14 ruas do Centro Histórico, perfazendo trajeto de 2,5 km. Dentre as estrelas que se apresentam no Pelourinho estão os grupos Nação Zumbi (dia 5), Baiana System com Pepeu Gomes e Retrofoguetes (06), o cantor e compositor Otto (dia 07), além do Diamba, banda Didá e Mariene de Castro (08), entre dezenas de outros.
Essa é a primeira vez que acontece uma abertura oficial do carnaval do Pelourinho. O show de abertura e a exposição é um tributo ao tema do Carnaval de Salvador este ano que é a percussão. Durante a apresentação Gerônimo fez questão de incluir a música Menino do Pelô além de uma canção com a qual ele vai homenagear os mestres Prego e Neguinho do Samba, mas que será surpresa. “Independente de compositor, eu sempre fui percussionista, instrumentista que deve ser sempre valorizado”, afirma Gerônimo. O show acontece no palco principal elaborado pelo artista plástico Ray Vianna no Largo do Pelô integrando a decoração do Centro Histórico. A folia do Pelourinho conta com a participação direta de 171 profissionais na organização e operação, e ocorre em quatro palcos nos largos internos do Pelô e em três palcos externos, além do Carnaval Infantil na Praça das Artes. Mais informações sobre estão nos sites www.pelourinho.ba.gov.br e www.carnaval.ba.gov.br.

Fonte : Pelourinho Culrural - março 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br