carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome


      


Desfile cultural marca Semana da Nigéria neste 7 de setembro
pelourinho cultural
Banda Didá, Ilê Aiyê, Muzenza e Malê Debalê levam os tambores às ladeiras do Centro Histórico


As ruas do Pelourinho se transformaram em um verdadeiro tapete de Manifestações culturais e celebração pela Semana da Nigéria, ontem, 7 de setembro. O som vibrante dos tambores dos grupos afro percussivos da Didá, Ilê Aiyê, Muzenza e Malê Debalê tomou conta do Centro Histórico para recepcionar a comitiva formada por políticos nigerianos, entre eles o Ministro do Turismo e Cultura Chief Edem Duke. Com o apoio do Centro de Culturas Populares e Identitária (CCPI), baianos e turistas, tiveram uma opção de aproveitar o feriado da Independência de uma forma diferente.
O desfile se destacou pela beleza dos grupos reunidos e ritmos harmonizados. As ruas tomadas pelas pessoas encantaram a turista australiana Austin Duffman, que entre uma foto e outra, dançava aos som dos tambores. “A Bahia é conhecida pela sua música, alegria e criatividade. Hoje tenho a oportunidade de vivenciar tudo isso e não vou perder nem um momento. Já fiz mais de cem fotos”, diz. A alegria do grupo nigeriano foi um dos destaques da festa. A comitiva acompanhou todo o desfile e se integrou ao espetáculo. Entre passos de danças nigerianas e côros entusiasmados em seus dialetos, aproveitaram ao máximo a homenagem que a Bahia, por meio de seus grupos culturais, fez a Nigéria. O ministro Chief Duke, se dizia honrado. “O nosso propósito é aproximar nossas culturas, nossos ideais de turismo e negócios do povo brasileiro. Esse momento aqui é único e parece com o nosso carnaval nigeriano. É a oportunidade de conhecermos mais o Brasil, e o Brasil conhecer mais a Nigéria”, resume.
Os baianos também prestigiaram o momento. O auxiliar de escritório, Pedro Mendonça de Santana, levou a esposa e o filho de três anos. “Viemos acompanhar a festa e aproveitar o nosso feriado. Está tudo muito bonito,” pontua. O desfile seguiu pelas ruas do Pelô, passando pelo Terreiro de Jesus e voltando ao Largo do Pelourinho onde cada grupo fez uma apresentação especial para a comitiva. As comemorações seguem hoje, dia 8, com a apresentação do Balé Estadual de Akwa Ibom, no Largo Pedro Archanjo, Pelourinho em Salvador - Bahia.


Fonte : Pelourinho Cultural - setembro 2011

volta | contato

www.carnaxe.com.br