carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Programação completa do Circuito Quilombola
bastidores da folia
Micareta de Feira de Santana 2012


O CCPI, através do Programa Ouro Negro, apoia blocos ligados à cultura negra e indígena, além de oferecer capacitação aos dirigentes das associações Os blocos afros, de samba, percussivos, e afoxés de Feira de Santana vão receber um importante incentivo por parte do Governo Estadual para a Micareta 2012. Através do Ouro Negro, programa de fomento à diversidade do carnaval baiano doCentro de Culturas Populares e Identitárias, órgão da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), serão apoiadas, este ano, 21 entidades carnavalescas tradicionais da região, 50% a mais do que no ano anterior. Em 2012, o programa Ouro Negro está presente na festividade feirense pelo terceiro ano. Os blocos selecionados receberão o valor de R$ 10 mil cada, para aquisição e contratação de material, insumos e serviços necessários para a composição da proposta estética e cultural. Carlos de Oliveira, representante da entidade Zumbi dos Palmares, afirma que seria impossível colocar o bloco na rua sem esse apoio: ”Vamos sair com 150 pessoas, um grupo maior de percussão e as fantasias serão gratuitas”.
Além de apoiar o desfile de entidades carnavalescas de matriz africana, o programa Ouro Negro também capacita dirigentes de associações de Feira de Santana em gestão e empreendedorismo, em busca de promover maior visibilidade desses blocos. O Ouro Negro visa à garantia as tradições das culturas de matriz africana e indígena além do incentivar as entidades ao desenvolvimento de ações culturais em suas comunidades. As agremiações tradicionais que participam do programa na Micareta de Feira se apresentam em um circuito próprio dentro da folia. É o Circuito Quilombola, situado na Avenida João Durval. A festa no município acontece entre os dias 19 e 22 de abril.

Para fomentar o desfile e contribuir com a sustentabilidade dos blocos que carregam a história de resgate e valorização dos povos tradicionais é que o CCPI viabiliza essa ação que irá apoiar diversas agremiações na micareta feirense. Em 2013, o Centro pretende ainda ampliar o conceito do programa para além de garantir o desfile das entidades. A intenção é apoiar o trabalho dos blocos que se dedicam a ações socioculturais que contribuam para o desenvolvimento das comunidades onde elas foram criadas e para o resgate e a valorização de suas tradições, qualificando ainda mais o programa e as instituições beneficiadas.

Serviço: Carnaval Ouro Negro – Micareta de Feira de Santana
Quando: Entre 19 e 22 de abril 2012
Onde: Circuito Quilombola, situado na Avenida João Durval.
Quanto: Gratuito

DIA 20 DE ABRIL 2012 - SEX - 19h30
- Afoxé Filhos de Nanã
- Afoxé Estrelas do Oriente
- Afoxé Filhos da Luz
- Afoxé Filhos de Ogum
- Afoxé O’guian
- Afoxé Pomba de Male
- Afoxé Logum Edé
- Afoxé Filhos de Oxalá
- Bloco Sementes de Luanda
- Bloco Moçambique
- Bloco Império Africano
- Bloco Acadêmicos de Feira
- Bloco Filhos do Male
- Bloco Zumbi dos Palmares
- Bloco Urubu do Reggae
- Bloco Sorriso Negro
- Bloco Senegambia

DIA 21 DE ABRIL 2012 - SAB - 19h30
- Bloco Flor de Ijexá
- Bloco Nelson Mandela
- Bloco Zenza
- Bloco Muzembela
- Bloco Congo
- Bloco Feira África Axé
- Bloco Quilombos do Reggae

DIA 22 DE ABRIL 2012 - DOM - 20h Grêmio Recreativo Escola de Samba Escravos do Oriente
- Bloco Afro Unidos de Padre Ovídio
- Grêmio Recreativo Escola de Samba Marquês de Sapucaí
- Grêmio Recreativo Escola de Samba Brasil Meu Samba
- Grêmio Recreativo Escola de Samba Nativos de Santana

Ouro Negro
Criado em 2008, o Ouro Negro é um programa que tem como objetivo democratizar o acesso dos blocos afros, de afoxés, índio, samba, reggae e percussão. A intenção é prezar pela transparência das ações que envolvem a participação destes blocos no carnaval baiano, agilizando principalmente questões ligadas a compromissos e prazos orçamentários.


MICARETA DE FEIRA
programação completa
confira aqui

Fonte : Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Bahia (14/4/2012, 18:34h) - abril 2012
e Pelourinho Cultural (19/04/12 - 14:09h)

volta | contato

www.carnaxe.com.br