carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Concerto Amado Amar reune grandes nomes em duas edições
celebrando o centenário de Jorge Amado
Espetáculo com direção musical de Luciano Calazans mescla música popular e erudita numa viagem pela obra do escritor baiano


A Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA) apresenta o Concerto ao Amado Amar, parte das comemorações do Governo Estadual pelos 100 anos de nascimento de Jorge Amado. O espetáculo, com direção musical e arranjos de Luciano Calazans e direção artística de Maurício Martins, mescla música popular e erudita, tendo a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) na condução das canções e do passeio dos artistas Moraes Moreira, Saulo Fernandes (Banda Eva), Luiz Caldas, Carla Visi, Gerônimo, Roberto Mendes, Ana Mametto, Claudia Cunha, Manuela Rodrigues e Alexandre Leão. Serão duas apresentações: a primeira, no dia do aniversário do escritor baiano, 10 de agosto (sexta-feira), às 21 horas, na Sala Principal do Teatro Castro Alves, e a segunda, no dia 11 de agosto (sábado), às 20 horas, no Terreiro de Jesus (Pelourinho), ambas com entrada gratuita.
O repertório é fruto de uma pesquisa sobre a obra de Jorge Amado, remetendo ao universo literário criado pelo escritor baiano e apresentando, inclusive, composições assinadas por ele próprio, além de músicas encomendadas pelo autor para algumas das muitas séries e filmes baseados em seus escritos. Dorival Caymmi, amigo e parceiro, também impera na seleção. É Doce Morrer no Mar (de Dorival Caymmi e Jorge Amado), Vamos Falar de Tereza (Dorival Caymmi), O ABC de Jorge Amado (Moraes Moreira), Tema de Amor a Gabriela (Tom Jobim), A Luz de Tieta (Caetano Veloso) e Jubiabá (Gerônimo) são algumas das que integram o espetáculo de uma hora e meia de duração. “O concerto inspira literatura e expira harmonia, melodia, sons e tons variados peculiares do escritor que, ao lado de Caymmi, Verger, Caribé, colocou a Bahia como uma terra de mistérios e misticismo”, apresenta Luciano Calazans, que é baixista, arranjador, compositor e produtor musical de reconhecida atuação na Bahia e no Brasil.
Além da OSBA, que está comemorando 30 anos de atividade e que se insere nesta homenagem também na celebração deste marco, uma banda formada pelos músicos Alexandre Montenegro (baixo elétrico e acústico), Léo Brasileiro (guitarra e violão), Bruno Aranha (piano), Mauro Tahin (bateria), Ivan Santos, Tainnã Chagas e Rudson Daniel (percussão) completa o tom das execuções. “Não é novidade a fusão da música popular com a música erudita, mas o diferencial neste concerto é que a OSBA será o ‘mar’ e os outros instrumentos, bem como as canções, serão os ‘saveiros’ navegando no sinfônico com um hibridismo que quase não será possível distinguir onde começa o popular e onde termina o erudito, e vice-versa”, explica Calazans, que finaliza: “O concerto está recatado como Dona Flor, brejeiro e faceiro como Gabriela e apimentado e sagaz tal qual Vadinho”.

 




COMENTÁRIOS DA FOLIA
- Feito Jorge ser Amado de Moraes Moreira foi destaque show dos 100 Anos de Jorge Amado

Saulo cantou e encantou em homenagem a Jorge Amado
“O que fizeste sultão de minha alegre menina? Palácio real lhe dei, um trono de pedraria. Sapato bordado a ouro, esmeraldas e rubis...”. Foi cantando estas palavras de Jorge Amado, musicadas por Dorival Caymmi, na canção Alegre Menina, que Saulo iniciou sua participação especial no Concerto Amado Amar, na noite desta sexta-feira, dia 10 de agosto, quando Jorge completaria 100 anos. O evento, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), aconteceu no Teatro Castro Alves (TCA) e fez parte das comemorações do centenário de Jorge Amado, escritor que traduziu a Bahia e seus costumes para o Brasil e para o mundo.
A outra canção apresentada por Saulo foi “A Luz de Tieta”, que Caetano Veloso fez em homenagem ao livro Tieta do Agreste (1977), de Jorge Amado, e fala sobre a personagem principal da obra, considerada uma das mais conhecidas do imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL). “Estou emocionado e honrado em participar desta grandiosidade. Jorge fala da religião, sotaque e cultura do povo baiano e fazer parte deste show é viver e respirar o universo literário dele”, reconhece Saulo.
A plateia, que lotou a Sala Principal do TCA, vibrou com a participação do cantor ele vestido de branco, como é costume dos baianos na sexta-feira, correspondeu a altura da expectativa do público. Além de Saulo, os artistas Alexandre Leão, Moraes Moreira, Carla Visi, Luiz Caldas, Gerônimo e Ana Mametto participaram do Concerto, que contou com a direção musical e arranjos de Luciano Calazans e direção artística de Maurício Martins. A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) participou na condução das canções e nos vocais. O Concerto Amado Amar aconteceu também no sábado, dia 11, no Pelourinho (Terreiro de Jesus).

QUANDO : 10 de agosto 2012 - SEX - 21h
ONDE : Sala Principal do Teatro Castro Alves TCA - Salvador BA
QUANTO : Entrada franca
(*)Para o concerto no TCA, o pré-convite poderá ser trocado por duas cortesias na bilheteria do teatro, a partir de 8 de agosto, das 12h as 18h. Trocas sujeitas a lotação da Sala Principal do Teatro Castro Alves.

QUANDO : 11 de agosto 2012 - SAB - 20h
ONDE : Terreiro de Jesus, Pelourinho - Salvador BA
QUANTO : Entrada franca

BASTIDORES DA FOLIA
- Todo mundo é Amado no Pelourinho

Fonte : SecultBA (31/07/12 | 16H07) - agosto 2012
Comentários : Banda Eva (13/08/2012)

volta | contato

www.carnaxe.com.br