carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Salvador tem a melhor quinta-feira do Carnaval dos últimos tempos
Chiclete com Banana arrasta cerca de dez mil foliões sem cordas pelo circuito Osmar


Uma quinta-feira de Carnaval para entrar para a história. Esse foi o sentimento expresso por diretores de blocos, artistas e pelos coordenadores da Saltur que cuidam do fluxo de blocos e trios independentes nos três circuitos da folia. Praticamente sem registro de atrasos com as estruturas de atendimento ao folião funcionando e com o cumprimento do que estava programado, o primeiro dia do carnaval foi uma mostra do que podem ser os próximos cinco dias.
“Nós nos preparamos muito para essa festa, buscando aprender com os acertos e os erros dos anos anteriores e é uma grande satisfação ver o resultado positivo do trabalho de toda a equipe que faz o Carnaval de Salvador em parceria com blocos, artistas, empresários e aquele que é o principal ator dessa festa, que é o folião”, declarou o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Claudio Tinoco.
A abertura oficial neste ano foi programada para acontecer na Praça Municipal e um pouco mais cedo do que de costume em outros anos, com o objetivo de dar a largada inicial para a folia no circuito Dodô (Barra/Ondina). E foi exatamente isso que aconteceu. Logo após a entrega da chave da cidade pelo prefeito João Henrique ao Rei Momo, Léo Boy, o cantor Netinho puxava as primeiras músicas no Trio do Rei Momo no Farol da Barra.
Na avaliação do presidente do Conselho Municipal do Carnaval (ComCar), Fernando Boulhosa, também presidente da Associação dos Blocos de Trio, ontem foi uma das melhores quintas-feiras do Carnaval de Salvador nos últimos dez anos. “Tudo ocorreu dentro dos prazos estabelecidos, desde a entrada do Chiclete com Banana sem cordas, os horários dos blocos de samba, e na Barra, o cantor Netinho saindo logo após ser decretada a abertura da festa, além dos camarotes funcionando perfeitamente. Uma perfeita sincronia com o ComCar e a Saltur, que através dela, parabenizo a Prefeitura de Salvador, pelo grande trabalho que vem sendo disponibilizado aos foliões, e a Polícia Militar, por garantir o sucesso da folia”, ressalta.



RITMO ACELERADO
Outro ponto alto foi o desfile do Chiclete com Banana, sem cordas, partindo do Campo Grande. Bell e companhia atravessaram a passarela do Campo Grande às 20 horas, arrastando cerca de dez mil “chicleteiros” até a praça Castro Alves, onde fez o famoso encontro de trios, relembrando os antigos carnavais. E ainda de uma forma especial, já que tocou com seus filhos, a banda Oito7Nove4, e eles seguiram levando a multidão pela Rua Carlos Gomes.
O desfile do Chiclete no circuito Osmar teve efeito inverso do que alguns temiam. O primeiro bloco de samba, que saiu logo atrás da trupe de Bell Marques, o Alerta Geral, cruzou a passarela do Campo Grande por volta das 20h50, bem mais cedo do que o ano passado, quando o bloco saiu à 1h da madrugada e o último a desfilar chegou à Casa d’Itália por volta das 9h de sexta-feira. “O sucesso dessa quinta-feira, considerada por muitos como a melhor dos últimos tempos, comprova que somos capazes de colocar um bloco na rua sem cordas, como Chiclete com Banana – famoso por ter a maior pipoca e público em seus desfiles na Avenida –, mas de forma tranquila, sem nenhuma ocorrência grave, contrariando a opinião de alguns que temiam a sua apresentação, além de também permitir a antecipação dos blocos de samba, uma antiga reivindicação das entidades carnavalescas”, declarou Tinoco. O presidente da Saltur ainda destacou a redução significativa no tempo médio dos desfiles no circuito Dodô, que em anos anteriores girava em torno de seis horas. “O circuito Barra/Ondina teve um tempo médio de quatro horas e meia de desfile, devido às novas determinações, como a proibição de instalação de passarelas e uso de gruas pelos camarotes, que acabam interferindo no fluxo do desfile”, completou Tinoco.

QUANDO : dia 16 de fevereiro 2012 - QUI
TRIO SEM CORDAS - Chiclete com Banana + Oito7nove4 (Rafa e Pipo Marques)
ONDE : Circuito Osmar (Campo Grande/Avenda)

Fonte : Saltur - fevereiro 2012

volta | contato
www.carnaxe.com.br