carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Daniela Mercury e seu Carnaval Iluminado
Carnaval de Salvador - Bahia 2012


Mais uma novidade: vão ser 7 dias de folia. Esse ano, Daniela Mercury estará, durante todos os dias de carnaval, levando suas criações, música e alegria para as ruas.

CARNAVAL DE SALVADOR
15.02 - QUA - Baile Infantil no Camarote Casa Daniela Mercury - Tema Floresta Amazônia
16.02 - QUI - Daniela vivita seu Camarote - Pocket show
17.02 - SEX - Trio independente - Barra/Ondina - ópera de Carnaval - Homenagem à Jorge Amado
18.02 - SAB - Bloco Crocodilo - Homenagem à Amazônia - convidado Boi Garantido Parintins
20.02 - SEG - Bloco Crocodilo - Barra/Ondina - Homenagem cidades interior baiano - convidado Tenilson Del Rey
21.02 - TER - Bloco Crocodilo - Barra/Ondina - Homenagem ao Rio de Janeiro

RIO DE JANEIRO
19.02 - DOM - Desfile na Portela - Rio de Janeiro

Camarote Casa Daniela Mercury, Bloco Crocodilo, Trio Independente. No carnaval 2012, baianos, turistas e todo o mundo (através da imprensa) vão poder acompanhar as várias homenagens e temas que Daniela Mercury vai trazer para o Carnaval da Bahia.

CAMAROTE CASA DE DANIELA MERCURY
Casa, esse é o novo conceito do espaço que se tornou o mais desejado da folia baiana, e a partir de 2012 será: Camarote Casa Daniela Mercury. São quase 2 décadas de grandes parcerias comerciais, com muitos encontros e momentos que marcaram a história do carnaval baiano. Em 2012, o Camarote celebrará 17 anos e fará uma homenagem especial à amizade, resgatando a parceria, cumplicidade e essência do lugar que nunca deixou de ser um lar de encantamento e aconchego para seus convidados.
Uma grande homenagem a Jorge Amado foi preparada e será o tema do Trio Independente: um presente para o folião que, esse ano, ganha as ruas de Salvador na sexta-feira (17). Uma Ópera de Carnaval vai tomar conta do circuito Dodô e a pipoca vai viver a experiência de uma ópera, que em cima do Triatro (trio de 3 andares), vai passear pelas ruas contando histórias de Jorge. Mais um ano, o Banco do Brasil é o patrocinador do Trio Independente.
A trilogia BRA (Bahia, Rio de Janeiro, Amazonas) será o tema do Bloco Crocodilo. Uma forma de mostrar e celebrar uma parte importante da riqueza rítmica, cultural e estética do país, representada no carnaval por estes três estados que sintetizam muito de nossa diversidade. E BRA é também o conceito que norteia o recém-lançado DVD “Canibália Ritmos do Brasil”, em que Daniela Mercury leva para o palco a percussão da Bahia (Banda Didá), a batucada do Amazonas (Boi Garantido de Parintins) e a bateria da Escola de Samba Unidos da Tijuca, do Rio de Janeiro. Em 2012, os patrocinadores do Bloco Crocodilo são: Banco da Brasil e Trident, e os Apoiadores são: Iguatemi, MSN, CVC e Trio.

QUARTA-FEIRA (15) – BAILE INFANTIL
Em 2012, Daniela vai celebrar, ao lado das crianças, 11 anos de seu tradicional Baile Infantil. Crianças de diversas Organizações Não Governamentais são as convidadas ilustres do dia e irão curtir a festa que, esse ano, traz o tema “Floresta Amazônica”. As fantasias dos pequenos vão retratar toda a nossa rica fauna e flora. Nesse dia, usando figurino inspirado na exuberância da flora da floresta amazônica, Daniela fará uma apresentação especial no Camarote e cantará sucessos que fazem a alegria da garotada. Ela ainda receberá no palco Carla Perez, madrinha do baile infantil. O grupo Gatos Multicores, que há 7 anos anima as crianças durante a festa, estará presente em mais um ano do bailinho. O Instituto Sol da Liberdade, que é presidido por Daniela Mercury, também desenvolverá atividades artísticas e culturais com as crianças. Professores integrantes da Caravana da Música, que é um projeto social do Instituto, estarão animando os pequenos foliões.

QUINTA-FEIRA (16) – ABERTURA OFICIAL DO CAMAROTE– A ANFITRIÃ VISITA O CAMAROTE
Celebrando 17 anos de uma história de sucesso, a partir de 2012, o Camarote traz um conceito novo: Casa. Lugar para acolher, receber os amigos, os parceiros, que durante todos esses anos fizeram a história desse que se tornou o espaço mais desejado do carnaval baiano. Canto da Cidade Produções e Licia Fabio Produções de Eventos são os realizadores desse espaço que fez e faz história no Carnaval da Bahia. Em 2012, o Camarote Casa Daniela Mercury foi pensado como um espaço que traduz a forma como Daniela Mercury recebe seus amigos em casa. A artista trouxe para o camarote todo um universo estético e suas preferências em todos os detalhes. É uma forma de traduzir quem ela é, ou seja, é uma forma de traduzir o DNA Daniela Mercury.
A artista participou de todo processo do projeto e decidiu cada detalhe para que o Camarote ficasse realmente com a cara de sua casa e que tivesse um clima mais intimista e mais personalizado. Foi a partir de encontros e conversas com a cantora que Tatiana Amorim e Leandro Reis, proprietários da Toque da Casa, captaram o estilo da rainha para deixar o Camarote com a cara da casa da artista. O contemporâneo, o vintage, o natural, o orgânico, o colonial brasileiro. Esses são alguns dos elementos que estarão no Camarote. E para a quinta-feira foi preparado um momento especial para alguns convidados, formados pela imprensa, patrocinadores, amigos e familiares. A anfitriã, Daniela Mercury, visitará o camarote. Dia de apresentação do espaço, quando os convidados poderão conferir com exclusividade o novo conceito do camarote e conversar com os realizadores. O espaço de dois andares e três pavimentos, espaço gourmet, palco, lounges e sala de imprensa, que, esse ano, se chamará Sala de Imprensa Canibália, será inaugurado nessa noite. Os convidados presentes ainda poderão curtir um pocket show exclusivo de Daniela Mercury.

SEXTA-FEIRA (17) – TRIO INDEPENDENTE – PIPOCA DA RAINHA – HOMENAGEM A JORGE AMADO
“Não há Cidade como essa, por mais que se procure nos caminhos do mundo. Nenhuma com as suas histórias, com o seu lirismo, seu pitoresco, sua funda poesia. No meio da espantosa miséria das classes pobres, mesmo aí nasce a flor da poesia porque a resistência do povo é além de toda a imaginação. Dele, desse povo baiano, vem o lírico mistério da cidade, mistério que completa sua beleza”. Jorge Amado (trecho do livro Bahia de Todos os Santos). Essa é a cidade de Jorge e de todos os baianos. E para homenagear esse grande escritor, poeta, baiano, que completaria 100 anos em 2012, foi preparada uma Ópera de Carnaval, que terá direção de dramaturgia de Paulo Dourado.
A Pipoca da Rainha vai ver um grande espetáculo com convidados muitos especiais. Edson Cordeiro, Virgínia Rodrigues e os cantores: Carlos dos Santos (tenor), Aisha Roriz (contralto), Larissa Souza (soprano), Henrique Moraes (baixo). Danny Nascimento, Gabriel Povoas e Giovana Povoas, que reestreia nos vocais da banda de Daniela Mercury, também vão compor o grupo que fará a ópera. Além dos atores Fábio Lago e Luis Miranda. Todos os bailarinos e artistas convidados estarão usando figurinos que representarão alguns dos personagens/tipos baianos retratados nas obras de Jorge Amado, como as meretrizes, bêbados, as baianas, coronéis, as mocinhas, as beatas e os delegados.
Já Daniela Mercury começará o desfile vestida de Gabriela estilizada e ao longo do percurso vai encarnar as personagens Tieta, Dona Flor, dentre outras. O figurino da artista, neste dia, é assinado pela estilista alagoana, Carolina Vasconcelos, e os acessórios são da designer Lúcia Bastos. As obras de Jorge Amado que inspiraram essa homenagem são: Tenda dos Milagres, Gabriela, Tieta do Agreste, Dona Flor e Seus Dois Maridos, Jubiabá e Mar Morto. Músicas que são relacionadas a essas obras, além de canções importantes e conhecidas de óperas clássicas foram escolhidas para o repertório.
Daniela decidiu construir a ópera de uma forma peculiar, misturando o canto lírico e o popular. São os atores, cantores e bailarinos que farão a dramatização dessa ópera de carnaval. Cenas importantes dos livros serão adaptadas e as canções irão contar as histórias. O Triatro (trio de 3 andares) ganhará cenografia especial para ajudar a contar essas histórias.
“ Queria que as pessoas tivessem a experiência de ópera na rua durante o carnaval. Lidar com o canto lírico ao mesmo tempo que se refere a obra de Jorge é algo absolutamente incomum. A obra de Jorge nos aproxima, torna a ópera brasileira, principalmente pelo fato de ela ter sido construída dentro do carnaval”, explica Daniela.

SÁBADO (18) – BLOCO CROCODILO – BRA: HOMENAGEM AO AMAZONAS
Primeiro dia de desfile do Bloco Crocodilo. O dia será de homenagem a Amazônia. Início da trilogia BRA (Bahia-Rio de Janeiro-Amazonas). No palco do Triatro, Daniela receberá o Boi Garantido de Parintins. Israel Paulain (apresentador), Sebastião Jr (levantador de toadas), Tatiane Barros (Cunha Poranga), André Nascimento (Pajé) e Adenildon Ribeiro (o Boi) são alguns dos representantes do Boi do Povão. Neste dia, Daniela Mercury usará um figurino que remete à fauna e à flora amazônica assinado pelo estilista alagoano Lucas Barros. O look será composto por braceletes assinado pela designer baiana Kelba Varjão.
Os bailarinos usarão um macacão de tecido fino, tipo segunda pele, bordado com motivos tribais. Por cima, grandes saias e vestes com estampas inspiradas na fauna e flora da floresta Amazônica. A inspiração do figurino, com styling assinado por Alina Amaral e execução de Milene Correia e Luiz Valasco, veio das vestes dos índios da Amazônia. Os bailarinos usarão também acessórios inspirados nos corais e sementes do Amazonas, assinados pela designer Kelba Varjão. Neste dia, o associado do Bloco Crocodilo usará um abadá que fará referência a fauna e a flora da região amazônica. E para animar o folião, Daniela selecionou para o repertório canções que homenageiam as comunidades indígenas, com a rítmica dos povos Xavante e as Cirandas de Manacapuru, além das toadas do Boi Garantido de Parintins.

DOMINGO (19) – DESFILE DA PORTELA NO RIO DE JANEIRO
Pela primeira vez, Daniela Mercury sairá de Salvador durante o carnaval. Para isso, a artista alterou os dias de desfile do Bloco Crocodilo e no final do percurso, do primeiro dia do bloco (sábado), a artista seguirá direto para o aeroporto com destino ao Rio de Janeiro para desfilar na Escola. Esse ano, a Portela fará uma grande homenagem à Bahia e Daniela Mercury será destaque em um carro que foi criado em homenagem a ela. Usando um figurino assinado pelo estilista baiano Aládio Marques, a artista defenderá a Azul e Branco no carnaval 2012.

SEGUNDA-FEIRA (20) – BLOCO CROCODILO – BRA: HOMENAGEM ÀS CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA
Neste dia, Daniela Mercury irá homenagear as cidades e a cultura do interior da Bahia e fará homenagem especial ao centenário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Ritmos como xote, xaxado, baião, forró e samba de roda estarão animando o folião do bloco Crocodilo, nesse dia. Daniela receberá, no Triatro, o cantor e compositor Tenison Del Rey.
No dia de homenagear a Bahia, Daniela usará uma peça que irá remeter à estética do sertão baiano, assinada pela estilista baiana Karol Farias. A estilista também é responsável pelos acessórios usados pela cantora. Já os bailarinos vão se transformar em Marias Bonitas e Lampiões sofisticados, com roupas inspiradas na estética do Cangaço. Com abadá que traz estampada uma baiana típica dançando, mostrando toda a sua jocosidade, o folião do bloco Crocodilo vai se divertir ao som de muito forró, xaxado e samba. Viva a Bahia!

TERÇA-FEIRA (21) – BLOCO CROCODILO – BRA: HOMENAGEM AO RIO DE JANEIRO
Último dia de desfile do Bloco Crocodilo. Daniela Mercury encerra a trilogia BRA com uma homenagem ao Rio de Janeiro e elege a estética modernista como referência. No figurino de Daniela e dos bailarinos, a inspiração vem da arquitetura modernista dos anos 50 do Rio de Janeiro. Os associados do bloco Crocodilo usarão, nesse dia, abadá com estampa que retrata ícones emblemáticos da Cidade Maravilhosa: calçadão de Copacabana, a beleza da mulher e a natureza são alguns dos elementos estampados no abadá. E para animar o folião do bloco, Daniela promete muito samba: samba-exaltação, samba-reggae, o samba que é a base de tudo que ela faz. “Quero Ver o Mundo Sambar” , samba exaltação e música de trabalho de Daniela nesse verão, promete fazer balançar a avenida.

CANTO DA CIDADE CRIAÇÕES E PRODUÇÕES
Empresa que existe desde 1994, O Canto da Cidade cria e produz shows, festas e eventos como por exemplo, o Carnaval de Daniela Mercury e o Pôr do Som. O Carnaval de Daniela é um projeto especial do Canto da Cidade, que durante esses anos vem cuidando de todas as etapas do projeto desde o planejamento até a produção e pós-produção de tudo que envolve o carnaval da artista Daniela Mercury: Trio elétrico, Trio Independente, Bloco Crocodilo e o Camarote Casa Daniela Mercury.
A decisão de Daniela de criar um camarote no percurso Barra-Ondina se deu com o objetivo de provocar as condições de espaço e conforto para que a imprensa da Bahia e do Brasil pudesse fazer a cobertura do carnaval da Barra. Em pouco tempo, o Camarote Casa Daniela Mercury se tornou o centro de difusão do carnaval da Bahia no Brasil, responsável por 40% de toda a divulgação do carnaval baiano. Com o Camarote, o circuito Barra-Ondina foi renovado, centenas de camarotes foram criados, redinamizando comercialmente os negócios do carnaval como um todo. Para a criação do Camarote - como sempre faz nos seus discos e shows - Daniela procurou se cercar do que havia de melhor e mais profissional em Salvador - convidou Licia Fabio para se juntar a ela no projeto e assumir, a seu lado, a produção do espaço. Resultado: a parceria foi um sucesso que se renova há dezessete anos e o Camarote Casa Daniela Mercury, que foi o primeiro do circuito, continua sendo a referência em qualidade, elegância, acolhimento e sucesso de mídia, levando o carnaval da Bahia para o mundo.

SOCIAL
O carnaval de Daniela Mercury também tem espaço para a responsabilidade social. Numa festa que reúne pessoas do mundo inteiro a artista utilizará seu desfile também para disseminar campanhas de interesse público. Em 2012, a cantora vai se unir ao Ministério da Saúde para divulgar a campanha contra a AIDS no carnaval. Com o tema "Na empolgação pode rolar de tudo. Só não rola sem camisinha. Tenha sempre a sua", a cantora chama a atenção dos foliões para o uso do preservativo e também para os cuidados no consumo do álcool, que pode interferir na capacidade de decisão sobre a utilização do preservativo. Presidente do Instituto Sol da Liberdade, Embaixadora do Unicef e do Instituto Ayrton Senna, o engajamento social em prol das crianças e adolescentes norteia a trajetória de Daniela Mercury desde o início de sua carreira. Este ano, a cantora fará parte da “Liga da Proteção”, na 7ª edição da Campanha de Carnaval para o Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, do Governo Federal. Durante a folia, a artista convocará a sociedade para que cada cidadão se conscientize de sua responsabilidade na proteção dos direitos da criança e adolescente.

Fonte : Daniela Mercury - fevereiro 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br