carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Daniela Mercury leva ópera para o carnaval de Salvador
Cantores, atores e bailarinos. Figurinos, encenações. Tudo para homenagear um dos maiores escritores de nossa história: Jorge Amado.


Caracterizada de Dona Flor usando vestido vermelho assinado pela estilista alagoana Carolina Vasconcelos, Daniela cantou clássicos de Ópera como "O Guarani", " Il Di Amore" e "Hababera", ao lado do cantor Edson Cordeiro e da cantora Virgínia Rodrigues. Tenores, contraltos, sopranos e baixos se juntaram e formaram um coro de vozes que emocionou o folião que acompanhava o trio sem cordas.
Os atores Ricardo Bittencourt e Luís Miranda representaram personagens como Nacib, Vadinho, Teodoro e Antônio Balduíno, fazendo referência às obras: Dona Flor e Seus Dois Maridos, Gabriela Cravo e Canela e Jubiabá . Tenda dos Milagres, Tieta do Agreste e Mar Morto também foram obras homenageadas ao longo do percurso que durou cerca de cinco horas.

Canções das obras de Jorge viraram óperas e encantaram a multidão que acompanhava o trio, como "Milagres do Povo", "Jubiabá" e "A Luz de Tieta". Daniela se vestiu de Tieta especialmente para cantar esta música de Caetano Veloso. Encontros especiais marcaram o desfile. Gilberto Gil e Preta Gil, que estavam na Varanda Elétrica do Expresso 2222, cantaram "Que Bloco É Esse" e " " Bapa Alapalá" com Daniela, Edson e Virgínia.

TEMA DO DESFILE
Não há Cidade como essa, por mais que se procure nos caminhos do mundo. Nenhuma com as suas histórias, com o seu lirismo, seu pitoresco, sua funda poesia. No meio da espantosa miséria das classes pobres, mesmo aí nasce a flor da poesia porque a resistência do povo é além de toda a imaginação. Dele, desse povo baiano, vem o lírico mistério da cidade, mistério que completa sua beleza”. Jorge Amado (trecho do livro Bahia de Todos os Santos). Essa é a cidade de Jorge e de todos os baianos. E para homenagear esse grande escritor, poeta, baiano, que completaria 100 anos em 2012, foi preparada uma Ópera de Carnaval, que terá direção de dramaturgia de Paulo Dourado.
As obras de Jorge Amado que inspiraram essa homenagem são: Tenda dos Milagres, Gabriela, Tieta do Agreste, Dona Flor e Seus Dois Maridos, Jubiabá e Mar Morto. Músicas que são relacionadas a essas obras, além de canções importantes e conhecidas de óperas clássicas foram escolhidas para o repertório. Daniela decidiu construir a ópera de uma forma peculiar, misturando o canto lírico e o popular. São os atores, cantores e bailarinos que farão a dramatização dessa ópera de carnaval. Cenas importantes dos livros serão adaptadas e as canções irão contar as histórias. O Triatro (trio de 3 andares) ganhará cenografia especial para ajudar a contar essas histórias. “ Queria que as pessoas tivessem a experiência de ópera na rua durante o carnaval. Lidar com o canto lírico ao mesmo tempo que se refere a obra de Jorge é algo absolutamente incomum. A obra de Jorge nos aproxima, torna a ópera brasileira, principalmente pelo fato de ela ter sido construída dentro do carnaval”, explica Daniela.

QUANDO : 17 de fevereiro 2012 - SEX
ONDE : Trio Indepentente - Circuito Dodô (Barra/Ondina)

PIPOCA DA RAINHA
A Pipoca da Rainha vai ver um grande espetáculo com convidados muitos especiais. Edson Cordeiro, Virgínia Rodrigues e os cantores: Carlos dos Santos (tenor), Aisha Roriz (contralto), Larissa Souza (soprano), Henrique Moraes (baixo). Danny Nascimento, Gabriel Povoas e Giovana Povoas, que reestreia nos vocais da banda de Daniela Mercury, também vão compor o grupo que fará a ópera. Além dos atores Fábio Lago e Luis Miranda.

FIGURINO
Todos os bailarinos e artistas convidados estarão usando figurinos que representarão alguns dos personagens/tipos baianos retratados nas obras de Jorge Amado, como as meretrizes, bêbados, as baianas, coronéis, as mocinhas, as beatas e os delegados. Já Daniela Mercury começará o desfile vestida de Gabriela estilizada e ao longo do percurso vai encarnar as personagens Tieta, Dona Flor, dentre outras. O figurino da artista, neste dia, é assinado pela estilista alagoana, Carolina Vasconcelos, e os acessórios são da designer Lúcia Bastos.

Viva Jorge!



Fonte : Daniela Mercury (18/02/2012) - fevereiro 2012
Foto : Célia Santos
Vídeo : Youtube Terra

volta | contato
www.carnaxe.com.br