carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Abertura do Carnaval de Salvador 2012
bastidores da folia
Secretaria da Cultura da Bahia


No ano passado, a força e a beleza da abertura do Carnaval no Pelourinho encantaram a todos, marcando o início da Festa Momesca com um grande espetáculo coletivo de percussão. Este ano, a Secretaria vai promover outra noite que promete ficar na memória do Carnaval, com um show no Largo do Pelourinho, em Homenagem a Guitarra Baiana. O evento acontece na quinta, a partir das 20h30, em frente a escadaria da casa da Fundação Jorge Amado, grande homenageado do ano, marcando o aniversário de 70 anos do “pau elétrico” e a abertura do Carnaval no Pelô.

No palco, se encontrarão desde músicos que fizeram e ainda fazem parte da história do carnaval da Bahia, como Armandinho, até novos grupos e artistas que propõem releituras e atualizações no uso da guitarra baiana, como os grupos Baiana System e Retrofoguetes, e representantes de diferentes estilos, como Julio Caldas e Fred Menendes. “Vamos fazer um show com músicas instrumentais que marcaram esse estilo”, revela Armandinho, que na década de 70 batizou o cavaquinho elétrico de guitarra baiana.

 


O show de abertura contará, ainda, com Aroldo Macedo e cerca de 10 jovens – de 10 a 20 anos – da Escola de Guitarra Baiana Osmar Macedo, mostrando que o instrumento que deu fama ao trio elétrico e ao Carnaval Baiano está ganhando fôlego nas novas gerações. Aroldo confessou o contentamento em poder participar do show de abertura e dessa homenagem aos 70 anos da guitarra baiana. “Vamos abrir o Carnaval com o instrumento que começou tudo. Foi pelas mãos de Dodô e Osmar que nasceu uma identidade musical baiana. Estou feliz”, afirmou.

Fonte : Secretaria da Cultura da Bahia (17/01/12 | 14H01)- fevereiro 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br