carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Espaços Culturais da FGM resgatam a cultura carnavalesca
bastidores da folia
Exposições, peças teatrais, shows, documentários, seminários, baile a fantasia e oficinas movimentam a programação cultural nos espaços administrados pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) nos meses de janeiro e fevereiro.



MEMÓRIA DO CARNAVAL SERÁ ABERTA AO PÚBLICO NESTA SEGUNDA (13)
Devido à indefinição quanto ao fim da greve da Polícia Militar da Bahia, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) decidiu pelo adiamento da Exposição "Memória do Carnaval", na Casa do Benin e no Espaço Cultural da Barroquinha. A abertura oficial da exposição foi adiada para segunda-feira (13), às 16h, na Casa do Benin, no Pelourinho, prosseguindo nos dois espaços até o dia 29 de fevereiro, das 9 às 17h, com uma pausa no período do Carnaval (de 16 a 22 de fevereiro).
Exposição - Vinte e duas fotografias do acervo iconográfico do Arquivo Histórico Municipal de Salvador e da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) retratam os carnavais antigos e atuais da capital baiana.
O público que for conferir a mostra apreciará os trios e fantasias utilizados pelos baianos, desde a década de 40 aos dias atuais, destacando a evolução da folia e levando à reflexão sobre o significado da festa para a cidade, sua cultura e economia.
Nota 2 - Secom BA - dia 09 de fevereiro


EVENTOS REALIZADOS PELA FGM FORAM ADIADOS TEMPORARIAMENTE
Devido a situação que a cidade de Salvador se encontra, com a greve da polícia militar, os eventos a serem realizados nos espaços administrados pela FGM serão adiados até que se normalize a situação.
Portanto, as exposições e atividades que estão na programação de fevereiro estarão suspensas no período da greve, nos espaços: Casa do Benim, Museu da Cidade, bibliotecas municipais Professor Edgard Santos e Professora Denise Tavares e Espaço Cultural da Barroquinha.
Nota 1 - FGM - 06 de fevereiro


Exposições, peças teatrais, shows, documentários, seminários, baile à fantasia e oficinas movimentam a programação cultural, nos espaços administrados pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), até fevereiro. O Espaço Cultural da Barroquinha, Casa do Benin, Museu da Cidade e bibliotecas municipais Professor Edgard Santos e Professora Denise Tavares elaboraram uma vasta programação para receber baianos e turistas durante o verão. Na Barroquinha, além do projeto Santo de Casa, de Mariene de Castro – que segue com mais duas apresentações nos dias 3 e 24 de fevereiro –, o público pode conferir a peça “O Dia 14”, em cartaz em curta temporada neste final de mês, com sessões na quarta (25) e segunda-feira (30), sempre às 19 horas. Em fevereiro, a exposição fotográfica CARNAVAL EM SALVADOR ONTEM E HOJE, elaborada com imagens do acervo do Arquivo Histórico Municipal de Salvador e da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), sobre os carnavais antigos e atuais da capital baiana, pode ser conferida no espaço, das 9h às 17 horas. MUSEU
O Museu da Cidade, no Pelourinho, preparou vasta programação, incluindo a exposição "Migration", que segue até o dia 28 de fevereiro. Durante as sextas-feiras, deste mês e em fevereiro, artistas plásticos do Centro Histórico de Salvador expõem suas obras a céu aberto, no Largo do Pelourinho, em frente ao Museu da Cidade, das 9 às 17 horas. É o projeto Exposição Impressionista coordenado por Maria de Fátima Magalhães, chefe do museu.
De 6 a 27 de fevereiro, a exposição fotográfica CARNAVAL EM SALVADOR E MARAGOGIPE apresentará, na Sala da Cultura Popular, imagens antigas e figurinos típicos dos carnavais nas duas cidades, das 9 às 17 horas.

CASA DO BENIN
Na Casa do Benin o público pode conferir as exposições “Agudás” e “CARNAVAL EM SALVADOR ONTEM E HOJE”. A primeira acontece até a próxima terça-feira (31), das 9 às 17 horas, na sala de exposição temporária, organizada pelo antropólogo Milton Guran, retratando os brasileiros que retornaram ao Benin, após a Abolição da Escravatura. A segunda acontece entre os dias 7 e 29 de fevereiro, no mesmo local e horário, apresentando fotografias do acervo do Arquivo Histórico Municipal de Salvador, sobre os vários carnavais antigos e atuais da capital baiana.

BIBLIOTECAS
A Biblioteca Municipal Professor Edgard Santos, localizada na Ribeira, de 20 a 27 de janeiro, recebe a comunidade do Centro de Atendimento Psíquico-social (DAPS), para a exibição de filmes de longa-metragem, na sala de atividades sociais, das 9 às 11h30.
Nos dias 1º, 6 e 13 de fevereiro, das 9 às 9h30, a sala de atividades sociais recebe alunos de escolas particulares, no projeto A BIBLIOTECA E CO CARNAVAL, com exibição de filmes de curta-metragem, sobre os carnavais antigos em Salvador e oficina de máscaras, fantasias e adereços, comandada pelo artesão Emerson de Paula.
De 6 a 14 de fevereiro, a sala de consulta recebe a exposição CARNAVAL EM SALVADOR, composta por imagens do Arquivo Histórico Municipal de Salvador, que contam a história do Carnaval da capital baiana, a partir da década de 40. Das 9 às 17 horas.
No dia 8 de fevereiro, às 15 horas, também na sala de consulta, serão exibidos em FILMES DE CURTA METRAGEM do acervo da filmoteca, do Arquivo Histórico Municipal de Salvador.
Fantasias carnavalescas serão produzidas na sala de consulta, no dia 8 de fevereiro. O design e costureiro Edmilson Mattos desenvolverá, com jovens moradores da Liberdade, a criação e produção de fantasias, com materiais recicláveis. Das 14 às 16 horas.
No dia 10 de fevereiro, os jovens que participaram da oficina dançarão ao som de marchinhas carnavalescas, no baile à fantasia organizado por Lenildes Pereira, na área aberta da biblioteca, das 16 às 18 horas.

FUNCIONAMENTO
No período do Carnaval, de 16 a 22 de fevereiro 2012, os centros culturais da FGM não irão funcionar. Também nos fins de semana, permanecem fechados, com exceção do Espaço Cultural da Barroquinha.

Fonte : Fundação Gregório de Mattos (25/01) - fevereiro 2012
Nota 1 : Fundação Gregório de Mattos (06/02)
Nota 2 : Secom (09/02 - 16:53)

volta | contato

www.carnaxe.com.br