carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Rei Momo 2012: vencedores da primeira etapa
bastidores da folia
Última fase acontece no próximo dia 10 de fevereiro, na Praça Municipal


Os vencedores da primeira etapa do concurso Rei Momo 2012 serão apresentados oficialmente, nesta quarta-feira (25), às 10 horas, na sede da Empresa Salvador Turismo (Saltur), no Dique do Tororó. Os nove finalistas foram escolhidos pelos foliões exclusivamente pelo portal oficial do carnaval (www.carnaval.salvador.ba.gov.br) entre os dias 9 e 20 de janeiro. O concurso é promovido pela Federação Baiana das Entidades Carnavalescas, com apoio da Prefeitura, através da Saltur, e do Conselho Municipal do Carnaval (ComCar). Ao todo, 12 candidatos participaram desta primeira etapa e foram computados 28.152 votos.
O processo final acontece no próximo dia 10 de fevereiro, na Praça Municipal (Praça Thomé de Souza), onde os nove pré-candidatos e o Rei Momo 2011 - Edgar Passos, 47 anos – passarão pelo crivo de uma comissão julgadora, formada por representantes dos governos municipal e estadual, profissionais da imprensa e pessoas de notoriedade da sociedade baiana. De acordo com o presidente do ComCar, Fernando Boulhosa, 35 pessoas se inscreveram no concurso, mas apenas 12 preencheram os pré-requisitos de ter peso mínimo de 100 quilos, ser brasileiro e morar na Bahia, ter entre 18 e 60 anos e pelo menos 1,60 de altura. "Para comandar os seis dias de folia da maior festa de rua do planeta, o Rei Momo deverá ter simpatia, animação, ritmo e espírito carnavalesco, ser comunicativo, além de se apresentar caracterizado para encarnar o personagem tradicional da folia momesca em 2012”.
Segundo o presidente da Saltur, Claudio Tinoco, o Rei Momo ganhará o prêmio de R$ 15 mil e receberá as chaves da cidade das mãos do prefeito João Henrique, na Praça Thomé de Souza, no início da noite de quinta-feira (16 de fevereiro).

REI MOMO 2011
Nos últimos anos, o Rei Momo foi escolhido entre celebridades ou ícones da cultura local, mas em 2011, o Momo gordinho voltou a reinar. Com 108 kg e uma fantasia diferenciada, Edgar Passos, 47 anos, foi eleito para comandar os seis dias de folia da maior festa de rua do planeta. A pré-seleção do Rei Momo também ocorreu no site oficial do Carnaval de Salvador, editado pela Saltur. No ano passado, foram inscritos no site 14 candidatos e os dez mais votados se apresentaram perante o júri.

ELEITO NOVE FINALISTAS
Os nove selecionados para a fase final do concurso para o Rei Momo 2012 e Edgar Passos – que foi eleito para comandar os seis dias de folia do ano passado –, vão desfilar, nesta terça-feira, dia 31 de janeiro, para a população no Salvador Bus. Os candidatos sairão, às 15 horas, da Praça Thomé de Souza, seguindo até o Farol da Barra e Campo Grande, e retornando à praça municipal. De acordo com o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Claudio Tinoco, os candidatos serão acompanhados por uma banda de sopro comandada pelo maestro Moacir. “O objetivo do desfile é possibilitar que a população interaja com os candidatos e também uma oportunidade para conhecermos como eles se apresentarão aos seus súditos”.
Além de Edgar, estão na disputa Seu Barriga, Léo boy, Rei Momo da Paz, Dilsinho da Bahia, Pedro Balbino, Alan Rangel, Wesley Gabú, Pitico Paiva e Sidney Ramos. A etapa final acontece no próximo dia 10 de fevereiro, na Praça Municipal, onde serão submetidos a um corpo de jurados, composto por carnavalescos, autoridades e figuras públicas. Os nove finalistas foram escolhidos pelo público, através do site oficial do Carnaval (http://www.carnaval.salvador.ba.gov.br) entre os dias 9 e 20 de janeiro, e o resultado divulgado durante evento realizado na última quarta-feira (25), na sede da Saltur, no Dique do Tororó. Ao todo, 35 pessoas se inscreveram no concurso promovido pela Confederação Baiana das Entidades Carnavalescas com o apoio da Prefeitura, através da Saltur, e do Conselho Municipal do Carnaval (ComCar), mas apenas 12 preencheram os pré-requisitos de ter peso mínimo de 100 quilos, ser brasileiro e morar na Bahia, ter entre 18 e 60 anos e pelo menos 1,60 de altura.
Segundo o presidente do ComCar, Fernando Boulhosa, para comandar os seis dias de folia da maior festa de rua do planeta, o Rei Momo deverá ter simpatia, animação, ritmo e espírito carnavalesco, ser comunicativo, além de se apresentar caracterizado para encarnar o personagem tradicional da folia momesca em 2012. O Rei Momo ganhará o prêmio de R$ 15 mil e receberá as chaves da cidade das mãos do prefeito João Henrique, na Praça Thomé de Souza, no início da noite de quinta-feira (16 de fevereiro) do carnaval.

BASTIDORES DA FOLIA
- Rei Momo, votação pré-candidatos


Fonte : SALTUR BA (25 e 31/01) - janeiro 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br