carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Projeto Todos Verão Pelô 2012
Lançamento dia 19 de janeiro na praça Tereza Batista


Nesta quinta-feira, dia 19 de janeiro, às 19h, na praça Tereza Batista, será lançado o projeto Todos Verão Pelô, que durante um mês irá agitar o Centro Histórico com uma programação diversificada que inclui música e apresentações de manifestações culturais. O lançamento acontece com um show das bandas Samba D’ Jú e Cabeça de Nós Todos, tendo como
CONVIDADOS : Marcia Short, Buk Jones, Ana Mametto, Cândida Borges. Antes do show será realizada uma reprodução da Lavagem de Irará, conceituada e tradicional manifestação cultural do sertão, cidade onde nasceu e se criou o multiartista Tom Zé. O projeto tem apoio da Secretaria de Cultura através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e da Diretoria de Museus (Dimus). A realização é da Expo Eventos, com patrocínio da AMBEV através do Fazcultura. Toda a programação é gratuita, com exceção do show de abertura.
O Todos Verão Pelô acontece de 19 de janeiro a 12 de fevereiro e trará outras manifestações artísticas para desfilar às quintas-feiras pelas ruas do Pelourinho, como a Zabiapunga de Cairu; as caretas, mascarados e cabeçorras da cidade de Maragojipe e o Samba de Roda de Serrinha.

 

“O objetivo principal do projeto é trazer um pouco da diversidade cultural da Bahia para as ruas do Pelourinho”, explica André Reis, produtor executivo do projeto. Reis também fala da importância do incentivo. “De forma democrática, o Fazcultura torna possível a realizações de ações como essa que ajudam a dar visibilidade a ações culturais que acontecem fora de Salvador”, avalia. A diretora do CCPI, Arany Santana acredita que o Pelourinho deve ter uma programação cultural ampla que contemple a diversidade, como é o caso deste projeto. A Rua das Laranjeiras vai virar palco para apresentações musicais de diferentes estilos como chorinho, jazz e reggae. Entre os artistas que vão se apresentar estão Dão, Soraya Aboim e Banda Vila. Os shows acontecem sempre as sextas-feiras, a partir das 19h. Aos sábados, bares e restaurantes do Pelourinho receberão uma visita inesperada de atores do teatro de rua acompanhados por Bandas de Sopro em forma de Cortejo.
O projeto contempla, ainda, uma programação específica para as crianças, com o desenvolvimento de atividades infantis diversas, incluindo a utilização de brinquedos eletrônicos. Estas ações acontecerão sempre aos sábados e domingos, das 14h às 18h, no Solar Ferrão. O IPAC apóia a iniciativa cedendo o Centro Cultural Ferrão, instalado no famoso Solar originário do início do século XVII e tombado desde 1938 pelo Ministério da Cultura como Patrimônio Nacional por sua importância arquitetônico-histórica. “É fundamental que as antigas construções possam ser visitadas e usufruídas plenamente de maneira segura, pela população, salvaguardando a memória e difundindo a história e os patrimônios culturais”, afirma o diretor geral do IPAC, Frederico Mendonça. Além da parte artística, o projeto prevê a instalação de dezenas de totens em bares, restaurantes e museus do Centro Histórico. Os totens serão bilíngües – português e inglês – e conterão informações sobre o projeto e a programação completa do evento. “Esse é o grande diferencial do projeto, perceber o Centro Histórico como um todo, interligando os diversos espaços culturais, de lazer e gastronômicos que se encontram nessa importante área da cidade, e informar tudo aos frequentadores soteropolitanos e turistas”, afirma André Reis.

O QUE :show de lançamento do projeto Todos Verão Pelô
QUEM : apresentações da banda Samba D’Ju e Cabeça de Nós Todos
CONVIDADOS : Marcia Short, Buk Jones, Ana Mametto e Cândida Borges.
QUANDO : dia 19 de janeiro 2012 - QUI - 19h
ONDE : praça Tereza Batista, Pelourinho, Salvador BA
INGRESSO : R$5,00, show de abertura. As demais atrações são gratuitas.

O QUÊ : Abertura do projeto Todos Verão Pelô com Samba d’Jú e Cabeça de Nós Todos
ONDE : Largo Tereza Batista, Pelourinho, Salvador BA
QUANDO : dia 19 de janeiro - qui - 20 horas.
QUANTO : R$ 5

PROGRAMAÇÃO INFANTIL
O Solar Ferrão será cenário do contemporâneo com o tradicional e sediará durante dois dias a programação dos jogos eletrônicos mais modernos que temos no mercado.
21.01 – 14h às 18h - Jogos eletrônicos
28.01 – 14h às 18h - Jogos eletrônicos

ÀS QUINTAS-FEIRAS – O PELÔ CONVIDA
O Pelourinho receberá como
CONVIDADOS : para fazer a folia em suas ruas, as manifestações culturais de municípios do interior no por do sol.
19.01 – IRARÁ – Baianas e Charanga animarão o Pelô;
26.01 – CAIRU – Zabiapungas, Chegança e Reizado farão sua festa;
02.02 – MARAGOJIPE – Caretas, mascarados e cabeçorras mostraram todo seu colorido;
09.02 – SERRINHA - Filarmônica e Samba de Roda e Repentistas que demonstrarão sua tradição.

ÀS SEXTAS-FEIRAS – MÚSICA NA RUA
A Rua das Laranjeiras será o palco onde será apresentada a diversidade da música baiana a partir das 19h.
20.01 – DÃO (música black) e BEATRIZ (jazz, soul e pop)
27.01 – BANDA VILA (reggae com pop) e STACIE AAMON (blues)
03.02 – SORAYA ABOIM (MPB) e ANA CLÍCIA (samba e chorinho)
10.02 – GEL NEGROMONTE (MPB) e KUQUE MALINO (MPB)

AOS SÁBADOS – INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS
Bares e Restaurantes do Pelourinho receberão uma visita inesperada de atores do teatro de rua acompanhados por Bandas de Sopro em forma de Cortejo. (17:00h às 19:00h)
21.01 – Banda de Sopro + atores
28.01 – Banda de Sopro + atores
04.02 – Banda de Sopro + atores
11.02 – Banda de Sopro + atores
02.03 – Banda de Sopro + atores

ENCERRAMENTO
02.03 – Grande Show na Praça Pedro Arcanjo com atores transformistas e a Cantora Mariene de Castro – a partir das 20h.

Fonte : Cultura BA - 17 de janeiro 2012 - 16h01

volta | contato

www.carnaxe.com.br