carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Melhor biblioteca do Pelourinho reabre até final de maio
cultura e diversidade
Considerada a mais bem equipada biblioteca do Pelourinho e mesmo em obras de melhorias, a Manuel Querino continua com consulta via site www.ipac.ba.gov.br, além de pré-agendamento por endereço eletrônico e telefone


Mudança para um amplo casarão barroco-colonial de quatro pavimentos, melhorias na estrutura predial, reformas elétricas e hidrossanitárias, além de mais espaço e comodidade para o público. Esses são apenas alguns dos benefícios que os frequentadores da Manuel Querino – considerada a mais bem equipada biblioteca do Pelourinho – terão até o final deste mês de maio (2012).
“Finalizamos as obras já em meados de maio, mas depois realizaremos serviços de limpeza e acondicionamento do acervo de livros”, esclarece o diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), Frederico Mendonça, da autarquia da Secretaria de Cultura do Estado, à qual a biblioteca é vinculada.
Segundo Mendonça, a coleção bibliográfica da Manuel Querino é especializada em história da Bahia, antropologia, arquitetura, urbanismo, arte, artesanato e sociologia. “São cerca de 13 mil livros, 300 títulos de periódicos, além de monografias e recortes de jornais, itens das áreas de patrimônio, cultura e sobre o Centro Histórico de Salvador, disponíveis para usufruto gratuito do público interessado”, ressalta o diretor do IPAC.

Em 2007 o acervo passou por limpeza, higienização e até restauração. Cerca de 80 livros antigos são outros dos itens muito solicitados, até por especialistas de outros estados do Brasil. Entre as raridades destaca-se o livro ‘Memória do Estado da Bahia’ de autoria de Vicente Vianna editado em 1893.
Fundada em 1972, a biblioteca do IPAC é uma das mais procuradas do Centro Antigo de Salvador. A sua reabertura em um amplo casarão colonial número 29 da rua do Pelourinho que homenageia o grande poeta baiano, Gregório de Mattos, integra o conjunto de ações planejadas para comemorar os 45 anos de fundação do IPAC, que transcorre no dia 13 de setembro deste ano (2012). No mesmo evento comemorativo serão abertos para acesso gratuito do público, os Arquivos Técnico e Fotográfico produzidos pelo IPAC durante quatro décadas.
Mesmo com o fechamento temporário, é possível consulta e acesso ao acervo da Biblioteca Manuel Querino, via site do IPAC, www.ipac.ba.gov.br, clicando em ‘Museus e Equipamentos, ‘Biblioteca’ e, por fim, ‘Consulte aqui o acervo’. Já o acesso físico aos livros é realizado na Rua Gregório de Mattos nº 29, mediante agendamento prévio via biblioteca@ipac.ba.gov.br ou telefone (71) 3117-6384. Mais informações pelo endereço eletrônico coad.ipac@ipac.ba.gov.br.

Fonte : Cultura BA (02/05/12 - 11H05) - maio 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br