carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


14° Festival de Lençóis reúne música, arte e sustentabilidade
cultura e diversidade
Durante os três dias do Festival, o público pode aproveitar o ecoturismo e a prática de esportes radicais na região.


A 14ª edição do Festival de Lençóis, na Chapada Diamantina, acontece de 11 a 13 de outubro apresentando, como de costume, grandes nomes da música brasileira e baiana em um dos mais belos cartões postais do Brasil. Este ano, o Festival trará atrações como Frejat, Luiza Possi, Dão e a CaravanaBlack e o Concerto ao Amado Amar – projeto da Secretaria de Cultura (SecultBA) -, com a participação da Orquestra Sinfônica da Bahia e artistas baianos como Gerônimo, Roberto Mendes, Ana Mametto, Cláudia Cunha, Carla Visi e Margareth Menezes, cantando músicas que remetem à obra de Jorge Amado, em homenagem aos 100 anos de nascimento do escritor.

Os shows são gratuitos e começam às 19h na praça Horácio de Mattos, reunindo um público estimado em 10 mil pessoas por noite. O Festival é uma ação baseada na circulação da cultura, sustentabilidade e fortalecimento da cidadania, através das artes e práticas do turismo cultural. A natureza dá o tom da festa. É por conta desta exuberância que compõe o Parque Nacional da Chapada Diamantina, que o Festival se consagra como um dos principais atrativos da região. As atividades previstas no Festival de Lençóis são um fomento à economia local, gerando cerca de 200 empregos temporários diretos e mais 400 oportunidades de trabalho nos diversos segmentos de serviços na região. O evento envolve uma intensa programação artística; atividades de ecoturismo, e ações de mobilização social e de conscientização ambiental. A grade artística apresenta um mix de atrações nacionais, música clássica, manifestações de cultura popular e artistas da região, além de novos expoentes da Bahia.

O Festival de Lençóis é uma realização da Pau Viola Produções e EcoShow, tem a curadoria artística da produtora Ivanna Soutto e o apoio da Prefeitura Municipal de Lençóis. Alinhados à proposta do Festival – circulação da cultura, sustentabilidade e fortalecimento da cidadania através das artes e práticas do turismo cultural – os Governos Federal e Estadual assinam como patrocinadores. O primeiro, través da Petrobras e Chesf; e o segundo, através do FazCultura (Secretaria da Cultura), Bahiatursa (Secretaria de Turismo) e Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Uma das ações da Sema, inclusive, está relacionada ao Grupo Ambientalista de Lençóis (GAL), associação que atua no desenvolvimento de projetos voltados para a sustentabilidade socioambiental na cidade. Durante o evento, serão instalados Pontos de Entrega Voluntária (PEV´s) para recolher resíduos recicláveis gerados pelo público do evento, contribuindo, assim, para o conceito de sustentabilidade, que permeia o Festival de Lençóis. Aproveitando o fluxo de turistas na cidade, o Grupo promoverá o Festival da Reciclagem, uma mobilização social com o objetivo de apresentar o projeto Recicla Lençóis.

A cidade de Lençóis tem título nobre de Patrimônio Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN) pela riqueza da sua arquitetura, do seu Patrimônio Histórico e Cultural. Abriga diversas formas de expressões, e conta com atrativos naturais que a difere de inúmeros sítios históricos. Entre as atividades turísticas, os visitantes podem participar de passeios ecológicos, trilhas, caminhadas, feira de produtos artesanais e esportes radicais, como rapel e bung jump. Reduto do ecoturismo, Lençóis se abre em meio a uma natureza exuberante, que se descortina e impressiona com seus campos floridos, imensos paredões, desfiladeiros, grutas e planícies de um verde sem fim em contraponto às espécies típicas da caatinga e do cerrado e com o seu povo simples, hospitaleiro, e zelador das áreas de preservação ambiental.

O que: 14° Festival de Lençóis
Quando: 11 a 13 de outubro 2012 - 19h
Onde: Lençóis – BA
Realização: Pau Viola Produções e EcoShow

Quinta (11/10)
- Projeto Ciranda Cultural de Lençóis
- Dão e a Caravana Black
- Banda Spectro
- Síndrome do Rock

Sexta (12/10)
- Família Grão de Luz e Griô (Participação Gog, o poeta do rap)
- Luiza Possi

- Frejat
- Arte Final

Sábado (13/10)
- Grupo Labuta
- Banda Zion

Sábado (13/10)
CONCERTO AMADO AMAR - Orquestra Sinfônica da Bahia com participações de :
- Gerônimo
- Roberto Mendes
- Ana Mametto (Banda Mametto)
- Cláudia Cunha
- Carla Visi
- Margareth Menezes

Fonte : Festival de Lençois (03/10/12 | 13H10) - outubro 2012

volta | contato

www.carnaxe.com.br