carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



  Bastidores da Folia

      


CARNAVAL DE SALVADOR 2013


Portal Carnaval

volta | contato

Campo Grande virou roda de samba com trio Raízes da Bahia
Carnaval de Salvador 2013 - Bahia


Da dança de Jaíne Santana, de 13 anos, até a de Dona Rita, de 74, passando pela música de Juliana Ribeiro, A Volante do Sargento Bezerra, Camerata Popular da Bahia e Roberto Mendes. Pelo menos quatro gerações de artistas estiveram reunidas na noite deste domingo, transformando o Circuito Osmar em uma verdadeira roda de samba, na passagem do trio Raízes da Bahia, dentro do Carnaval Pipoca. Jaíne e Dona Rita fazem parte da Barquinha de Bom Jesus dos Pobres, que abriu o desfile do no chão da passarela do Campo Grande. O samba no pé e a disposição de Dona Rita, que ainda levava a barquinha sobre a cabeça, atraíam os olhares de admiração e serviam de convite para quem quisesse entrar na roda.

Em cima do trio, diferentes culturas e experiências de vida com um ponto em comum: a paixão pela música de raiz. “O nome do trio já diz tudo. O objetivo é trazer a Bahia para Salvador através desta fusão de artistas. Cada um canta de um jeito nesta verdadeira encruzilhada baiana”, diz o santo-amarense Roberto Mendes, representante da chula do Recôncavo Baiano, que sai no Carnaval Pipoca pelo segundo ano consecutivo.

De uma geração diferente da de Roberto, a cantora e historiadora Juliana Ribeiro enfatiza que o trio faz parte de um projeto não só musical, mas principalmente identitário. “Este trio vai do sertão ao litoral, passando pelo Recôncavo. A troca de experiências entre gerações é muito orgânica. Um puxa o tom e o outro vai atrás”, revela a sambista, antes de cantar uma música iniciada pelos músicos.


Entre clássicos da chula, do samba de roda, da ciranda e do cordel, entre tantos outros ritmos de raiz, os foliões que seguiram o trio puderam sambar ao som de “Rala o coco, sinhá”, “Isto é bom” e “Quero ver subir, quero ver descer”. Desde o início do desfile, a autônoma Ana Jardes, de 37 anos, resolveu mostrar seu talento e entrar na roda de Dona Rita. “Isto aqui está maravilhoso, estou gostando de tudo”, falava a foliã enquanto se requebrava no meio da avenida.

QUANDO : 09 de fevereiro 2013 - DOM
TRIO : Raízes da Bahia
ONDE : Circuito Osmar (Campo Grande/Avenida) - Salvador BA


Fonte : Carnaval Bahia Gov / Foto Crédito : Edson Ruiz
www.carnaxe.com.br