carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



  Bastidores da Folia

      


CARNAVAL DE SALVADOR 2013


Portal Carnaval

volta | contato

Pelourinho presta homenagem aos 84 anos de Cacau do Pandeiro
Carnaval de Salvador 2013 - Bahia


Completando 84 anos de idade nesta segunda (11) e 76 anos de carreira, Cacau do Pandeiro – representante da nata dos percussionistas antigos da Bahia – foi o grande homenageado do show titulado como Diversidade Percussiva. “Não é todo dia que temos um mestre com essa idade tão ativo como Pandeiro”, diz emocionado Jorge Sacramento, mais conhecido como Baguinha. Além da virtuosidade de Cacau e seu inseparável pandeiro, alguns músicos renomados na área de percussão, como Valdir Lascado – um dos precursores dos blocos de índios na Bahia e Bira Reis – artista multifacetado criador de inusitados instrumentos de percussão, participaram do grande encontro, fazendo uma fusão do sofisticado com o popular. “O segredo de tocar pandeiro é saber que está homenageando os escravos. Sempre toquei e toquei bem arrumado porque homem que se respeita só anda bem vestido”, esclarece Pandeiro.


Nascido em Salvador em 1965, Jorge Sacramento iniciou seus estudos de bateria na década de 80 no curso livre da UCSAL e ingressou em 1988 na graduação da Escola de Música. Tocou com Orquestra e Banda Sinfônica da UFBA, além do Conjunto de Música Contemporânea Bahia Ensemble. Como músico popular já se apresentou com vários artistas, a exemplo de Clara Guimel, Guida Moura, Confraria da Bazófia, dentre outros. Em 1986 ingressou no Curso Básico de Percussão da UFBA, iniciando seus estudos de percussão erudita em 1988. Além disso, Sacramento é timpanista oficial das Novenas da Conceição da Praia e do Senhor do Bonfim.

A novidade do show neste domingo (10) foi a miscelânea da quinta sinfonia de Bethoven com a música de pagode do grupo É o Tchan – melodia do compositor alemão que foi inspirada pelo grupo para a construção da música ‘Segure o Tchan’. Bolero de Ravel e a música Impossible – tema do filme Missão Impossível, também estiveram presentes no repertório da banda que contou com 15 percussionistas. Cacau do Pandeiro entrou no palco para encerrar o show fazendo a multidão que o aguardava se emocionar.

QUANDO : 10 de fevereiro 2013 - DOM
PALCO : Pelourinho
ONDE : Circuito Batatinha (Pelourinho) - Salvador BA


Fonte : Cátia Milena Albuquerque - Carnaval Bahia Gov / Foto: Paulo Munhoz
www.carnaxe.com.br