carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Observatório da Discriminação e Violência será lançado na quinta-feira de Carnaval
comentários da folia
Carnaval de Salvador 2013 - Bahia
O slogan deste ano do projeto é “Século XXI: Respeito à diversidade e à dignidade humana”
Serviço funcionará 24 horas e contará com 40 observadores nos circuitos da festa



A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), lança nesta quinta-feira, dia 07 de fevereiro, às 18h, a 8ª edição do Observatório da Discriminação Racial, da Violência Contra a Mulher e LGBT no Carnaval. O evento será realizado no posto de atendimento do observatório, a Ladeira de São Bento, e marca o início da Década do Afrodescendente, resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) contra o racismo e a discriminação racial.

Este ano, além do posto permanente que funciona na Estação da Lapa, serão instalados mais três nos circuitos da festa, localizados na Ladeira de São Bento (estacionamento em frente ao Edifício Oxumaré), Ondina (Faculdade Social da Bahia) e Pelourinho (Sociedade Protetora dos Desvalidos). Os casos registrados servem de subsídios para a formulação e implantação de políticas públicas, voltadas para a prevenção de discriminações e desigualdades, motivadas por raça, gênero e orientação sexual.

Durante o Carnaval, os quatro postos funcionarão 24 horas. Outros 40 observadores irão até os circuitos da festa para verificar eventuais casos de discriminação ou violência. As denúncias serão encaminhadas para a Defensoria Pública, Ministério Público da Bahia ou para a Polícia Civil – que terão estrutura de apoio montada nos quatro postos – para que se tomem as medidas cabíveis aos autores da discriminação ou agressão. As denúncias também poderão ser feitas pelo 156.

O slogan deste ano do projeto é “Século XXI: Respeito à diversidade e à dignidade humana”. São parceiros no projeto a Unicef, Unfpa, Sintepav, Polícia Militar, Grupo Aldeia, Dois Terços, Faculdade Social, Dom Pedro II, Prohomo, Cepaia, PNUD, Salvador Card, Ministério Público da Bahia, Conselho Municipal da Comunidade Negra (Cmcn), Força Sindical, Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Defensoria Pública, Sindiseps, Associação Protetora dos Desvalidos, Fórum Baiano LGBT, LesbiBahia.


Fonte : Secult BA - fevereiro 2013

volta | contato

www.carnaxe.com.br