carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



  Bastidores da Folia

      


CARNAVAL DE SALVADOR 2014


Portal Carnaval

volta | contato

Cortejo Afro homenageia Xangô em desfile na Barra
Carnaval de Salvador 2014 - Bahia


“Elegantemente sofisticado”, o Cortejo Afro decorou o circuito Dodô na noite deste domingo de carnaval com cores, luzes e fantasias, e fez ecoar seus tambores pelo mar a fora reverenciando Xangô – o orixá da justiça. O desfile “Olhos de Xangô” arrastou três mil foliões, acompanhados de 200 percussionistas, 50 baianas, 100 senhoras da terceira idade e 10 dançarinos, organizados em alas. Criado há 16 anos na comunidade de Pirajá, o Cortejo Afro, que desde o primeiro ano de apresentação se tornou uma referência do carnaval negro no circuito da Orla, tem, por tradição, reunir uma diversidade de pessoas para um único objeto: celebrar a cultura, a arte e a vida.

O casal canadense Alana e Michael Glenwright, feliz com suas batas, conheceram o Cortejo Afro pelo You Tube, através de um amigo. E logo nesta primeira vez que vieram a Salvador, fizeram questão de sentir toda aquela vibração do vídeo pessoalmente. “É muito espetacular, eu gosto da originalidade. É muito característico e representativo da cultura daqui”, disse Alana, arranhando no português. A alegria da secretária executiva Maria Auxiliadora Natividade em acompanhar o Cortejo Afro até deixava parecer que ela também era uma estreante, mas lá se vão seis anos desde o seu primeiro carnaval no bloco. “Esse aqui foi o primeiro bloco que eu saí na vida e é perfeito, é uma energia tão grande que eu nunca mais quis deixar. Tudo o quê eles passam para a gente tem uma razão, tudo é fruto de pesquisa, as roupas, o tema”, declarou a foliã.

Um dos cantores da banda Cortejo Afro, Portela, explicou que o tema foi escolhido a partir do momento político pelo qual passa o Brasil. “O país tem mudado muito, passa por uma reforma na justiça, muita coisa aconteceu e, por isso, nós decidimos por este tema”. O próximo desfile do Cortejo Afro será na terça-feira (4/03), no circuito Osmar, sempre propagando as sete insígnias dos Olhos de Xangô: Viver com Justiça, Igualdade, Paz, Amor e Equilíbrio é ter Confiança e Fé numa sociedade mais fraterna e solidária.


  QUANDO : 02 de março 2014 - DOM
  O QUE: Bloco Cortejo Afro
  ONDE : Circuito Dodô (Barra/Ondina) - Salvador BA

Fonte : Secult BA

www.carnaxe.com.br