carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Micareta de Feira terá ação de enfrentamento ao racismo
bastidores da folia
Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI



Com abertura oficial na próxima quinta-feira (23), a Micareta de Feira de Santana, a 108 km de Salvador, terá ações de enfrentamento ao racismo e de combate à intolerância religiosa. A iniciativa está associada à campanha “Cultura Negra Viva”, que tem como objetivo valorizar a presença e as contribuições da comunidade negra para a festa popular, além de disseminar o respeito à diversidade de identidades entre os foliões.

A intenção é ampliar a experiência desenvolvida no Carnaval de Salvador, quando o Governo do Estado e diversos órgãos parceiros ofereceram serviços voltados à prevenção e combate às situações de violação de direitos e à discriminação racial. Em Feira, um posto montado no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, no circuito Maneca Ferreira, funcionará todos os dias da folia, oferecendo informações e recebendo denúncias de casos de racismo, sob coordenação da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e da Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa.

Durante os quatro dias de Micareta o público flutuante no município pode chegar a mais de 1 milhão de pessoas, de acordo com a estimativa da Polícia Militar. Os turistas e feirenses contarão, neste serviço, com a equipe multidisciplinar do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, que funciona na capital e oferecerá orientações e acompanhamento dos casos por meio de apoio social e jurídico. As denúncias também podem ser direcionadas ao Ligue 162 (Ouvidoria Geral do Estado – OGE) e ao Ligue 156 (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – Sedeso), serviços de ligação gratuita.

 

Parcerias - As ações em Feira de Santana contam com a parcerias de instâncias locais, a exemplo do Conselho Municipal das Comunidades Negras e Indígenas (COMDECNI); Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso), através do Departamento de Promoção da Igualdade de Gênero, Igualdade Racial e de Juventude e do Centro de Referência Maria Quitéria; além de Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), por meio da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE).

O QUE : Ação de enfrentamento ao racismo na Micareta de Feira de Santana.
QUANDO : De 23 a 26 de abril de 2015.

ONDE : Posto de Atendimento instalado no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães (ao lado do Terminal Rodoviário).
Quinta (23), das 16 às 22hs // Sexta (24), sábado (25) e domingo (26), das 14h às 22hs.

Telefone de atendimento: 162 (Ouvidoria Geral do Estado – OGE) e Ligue 156 (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – Sedeso).
71 3117-2818 / 9983-9721 / 75 9194-5927 (Kleidir Costa) / 71 9244-0268 (Tatiana Lirio).

MICARETA DE FEIRA
programação completa


Fonte : SECULT BA (22/04/15 | 16H04 ) - abril 2015

volta | contato

www.carnaxe.com.br