carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Circuito do Samba de Roda do Recôncavo Baiano em Acupe
bastidores da folia



A caravana do Circuito do Samba de Roda do Recôncavo Baiano chega à praça Jaime Leoni, centro de Acupe, localizado no distrito de Santo Amaro, no próximo domingo (02). Nessa etapa, será realizada uma mostra de ritmos do samba de roda com os grupos Samba das Caretas e Burrinha de Acupe, de Acupe, Samba 17, de Santo Amaro, e Samba do Rosário, de Saubara. O Circuito tem patrocínio do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e é realizado em parceria da Associação de Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia, Rede do Samba de Roda e Associação Chegança dos Marujos Fragata Brasileira. Antes de chegar a Acupe, a edição 2015 da caravana foi aberta no dia 18 de abril, em Saubara, passando pelo Quilombo Kaonge. O encerramento dessa etapa está previsto para ser realizado em Cruz das Almas. Esse ano, mais de 20 grupos que participam do Circuito.

HISTÓRICO
A primeira edição do Circuito do Samba de Roda do Recôncavo Baiano aconteceu em 2008. Mais de 30 grupos percorreram nove cidades baianas: Irará, Saubara, Santo Amaro, Terra Nova, Vera Cruz, Maracangalha, São Sebastião do Passe, Conceição da Almeida e Antônio Cardoso. Foram realizadas assembleias e apresentações dos grupos locais, em um processo crescente de mobilização.
Em 2015, o projeto faz parte do conjunto de atividades que festejam os 10 anos que o Samba de Roda do Recôncavo Baiano conquistou o título conferido de Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura).

ACUPE
É uma vila formada, principalmente por descendentes de indígenas e africanos. Fica a 18Km de Santo Amaro, no litoral da Baía de Todos os Santos. É conhecida por sua grande movimentação cultural, promovida por grupos tradicionais em permanente atividade o Nego Fugido, as Burrinhas, o Bombacho, os Mandus, as Caretas, a Capoeira, o Maculelê, o Lundu, os Sambas e outros.

QUANDO : dia 2 de agosto de 2015 - DOM - 17h
ONDE : Acupe (18 km de Santo Amaro) – Praça Jaime Leoni, Centro - distrito de Santo Amaro BA
QUANTO : gratuito
QUEM : Samba das Caretas e Burrinha de Acupe (Acupe) e Samba 17 (Santo Amaro) e Samba do Rosário (Saubara).


Fonte : secom ba (30/07/15 | 16H07)- agosto 2015

volta | contato

www.carnaxe.com.br