carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Ilê Aiyê tem CD e DVD lançados pela Universal Music
bastidores da folia
Fundado no dia 1º de novembro de 1974, o Ilê Aiyê, primeiro bloco afro da Bahia



A Universal Music acaba de lançar, em todo Brasil, o primeiro DVD do bloco afro Ilê Aiyê intitulado ”Bonito de se ver”. O audiovisual foi gravado na Concha Acústica do TCA, em 2013, com patrocínio da Natura Musical e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, o que resultou também no lançamento do 5° álbum do “mais belo dos belos”. Com o lançamento pela Universal Music, o Ilê Aiyê passa a ter o CD e DVD distribuídos em todo o Brasil, o que representa uma conquista inédita para a entidade. No show comandado pela Band’Aiyê, grandes artistas cantam canções eternizadas no repertório do grupo. Margareth Menezes interpreta “Fonte de Desejo”, Carlinhos Brown canta “Charles Ilê”, o grupo Barabadá participa em “Tempo de Pelourinho”, Beto Jamaica em um pot-pourri com “Crença de Fé”, “Gosto de Bolo” e “Ei, Moça”, e Daniela Mercury faz a sua participação em “Ilê Pérola Negra”, música que se tornou ícone do Ilê. Já o cantor Saulo interpreta a canção “Um Canto de Afoxé para o Bloco Ilê” na seção Extras do DVD que possui 16 faixas.

O primeiro DVD do Ilê conta com a assinatura de grandes nomes. Na direção musical, o músico e produtor norte-americano Arto Lindsay, que já fez outras parcerias com o bloco, como na gravação do CD “IV Canto Negro”, em 1998. Na direção de vídeo, o diretor e fotógrafo brasileiro Pico Garcez, que tem no currículo desde vídeoclipes, curtas e peças publicitárias a trabalhos com estrelas baianas, como Claudia Leitte, Durval Lelys, Margareth Menezes. O Marketing Cultural é da Caderno 2 Produções artísticas. Para o presidente da entidade carnavalesca, Antônio Carlos dos Santos Vovô, o Vovô do Ilê, o lançamento nacional do primeiro DVD do Ilê Aiyê é uma conquista que marca a história do bloco afro. “Esse é o primeiro registro em imagens e canções da tradição, energia e história que marca trajetória do Ilê na cultura negra baiana e brasileira”.

 


ILÊ AIYÊ - 40 ANOS
Fundado no dia 1º de novembro de 1974, o Ilê Aiyê, primeiro bloco afro da Bahia, nasceu no Curuzu – Liberdade, onde mantém sua sede até hoje, na Senzala do Barro Preto. Na sua longa trajetória, o bloco tem homenageado países africanos, movimentos negros, personalidades, estados e regiões brasileiras que contribuíram – ou contribuem – para a afirmação de identidade étnica e a autoestima do negro no país. A importância do Mais Belo dos Belos vai além do território nacional. Inúmeras viagens e participações em eventos internacionais marcam a história do Ilê. O bloco já passou por países como Estados Unidos, Alemanha, Dinamarca, Angola, França, Itália, Espanha, China e Timor Leste. Também marcou presença em importantes encontros mundiais como o Fórum Universal de Las Culturas, realizado em Barcelona, em 2004, e no I Seminário Internacional do Fórum Social Mundial, que aconteceu em Dakar, no Senegal, em 2011.


Fonte : SECULT BA (11/05/15 | 16H05 ) - maio 2015

volta | contato

www.carnaxe.com.br