carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Mostra Artes do Engenho movimenta o Novembro Negro no Solar
bastidores da folia
Acervo Cine Teatro Solar Boa Vista



No mês em que os espaços culturais administrados pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) comemoram o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a Mostra Artes do Engenho movimenta o Cine Teatro Solar Boa Vista, entre os dias 17 a 22, com uma programação multicultural para divulgar os trabalhos dos artistas e grupos culturais do Engenho Velho de Brotas. Para a coordenadora do Cine Teatro Solar Boa Vista, Simone Braz, "a proposta da Mostra é difundir o trabalho de artistas e coletivos locais em prol da ocupação do espaço e profissionalização dos mesmos. E nesse mês, nada melhor que agregar os artistas de um dos bairros mais negros de Salvador atrelada a uma programação voltada para a cultura negra.”.

O grupo Vozes do Engenho abre a mostra, com o Show Ancestralidade, apresentando-se no dia 17, às 19h, no palco do foyer. O show traz um repertório recheado de canções que reverenciam a identidade brasileira, enaltecendo nossas raízes africanas e indígenas, num mergulho em um universo espiritual. A apresentação é voltada para todas as idades e o público pagará quanto puder. Para os amantes da dança, no dia 19, acontece mais uma edição da Mostra de Dança Solar Boa Dança Convida, às 15h30, com entrada gratuita. Na apresentação, os alunos do projeto, iniciado em abril deste ano, irão apresentar pequenas coreografias, em parceria com o Balé Teatro Castro Alves.

E dia 20, a partir das 19h, é a vez do teatro ocupar o Solar, com o Grupusina de Teatro, que apresenta o Usina Griô, no qual os atores se revezam em histórias que abordam aspectos da ancestralidade africana e indígena e seu legado na sociedade brasileira, inspirando-se na tradição da narrativa oral para pessoas de todas as idades. A apresentação é gratuita. As manifestações da cultura popular não poderiam ficar de fora da mostra. No dia 21, às 14h, acontece o Gingando e Aprendendo, com batizado e troca de graduações de capoeira infantil, com os grupos do Projeto de Capoeira Esquiva e da Associação Solaris. Durante o encontro, acontecerão apresentações de capoeira, maculelê, puxada de rede e samba de roda, com a participação dos alunos dos projetos. O encontro é gratuito e com classificação livre.

E encerrando a programação, no dia 22, acontece o Concurso Musa Negra a partir das 13h. O concurso busca movimentar a comunidade negra no que diz respeito a afirmação e valorização da sua cultura, trazendo temáticas de conscientização social. O evento terá ingressos a preços populares, no valor de R$2.

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista.

SERVIÇO : Mostra Artes do Engenho
Quando: De 17 a 22 de novembro de 2015
Onde: Cine Teatro Solar Boa Vista (Parque Solar Boa Vista, s/nº, Engenho Velho de Brotas) SALVADOR BA


Fonte : SECOM BA - novembro 2015

volta | contato

www.carnaxe.com.br