carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Bloco Os Negões exalta as mulheres de poder e destaca Negro Lindo no Carnaval 2016
comentários da folia
Carnaval de Salvador 2016 - Bahia



A noite deste domingo, dia 07 de fevereiro 2016, no Circuito Osmar, teve como destaque o Bloco Afro Os Negões, que veio homenageando as Ialodês, mulheres de destaque social, com o tema: "Com Dandara e Anastácia, As Mulheres Negras e o Poder" e o com o “Negro Lindo”, eleito para o carnaval 2016, o dançarino Ari Menezes. Antes do bloco afro, o Banana Reggae fez o Circuito Osmar dançar ao som de clássicos do ritmo, como Lively up yourself e Is this Love, com o tema: “Tributo ao Rei”, homenageando Bob Marley.

Diferentemente dos demais blocos afro que tem uma mulher como deusa , ou rainha, Os Negões elege anualmente o “Negro Lindo”. Para o Carnaval 2016, o eleito é Ari Menezes, 27, bailarino e professor de dança. “Sou lisonjeado por poder representar meu bloco, a comunidade e o povo de terreiro”, conta sorridente o jovem bailarino. Ele veste a roupa “Guerreiro Nagô” criada pelo designer Alex Milanny, e construída pelos artesãos, Osvaldo Dinho e Júnior Sobral.

Sobre o tema o presidente do Bloco Afro Os Negões, Paulo Roberto Nascimento, diz que o tema reflete o empoderamento da mulher negra na sociedade, a exemplo de Arany Santana, diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e Olívia Santana, secretária de Políticas para Mulheres do Governo do Estado. “Temos de exaltar o poder das mulheres, sem elas não somos nada”, finaliza.

Reggae - A alegria e balaço do bloco Banana Reggae que desfilou com bandeiras nas cores do reggae (vermelho, amarelo e verde) e fotos de um dos maiores ídolos do ritmo, o homenageado Bob Marley. Foliões dançaram e cantaram grandes sucessos nacionais e internacionais.

Neste primeiro dia do bloco na folia, a entidade que também integra o Programa Ouro Negro, foi animada pelo cantor Thomé Viana e da Banda Ragga. Na terça-feira (9) o bloco volta a desfilar no Circuito Dodô (Barra/Ondina).

CARNAVAL DA CULTURA
O Carnaval da Cultura 2016 é o carnaval da democracia e da diversidade, que leva para as ruas, durante todos os dias e circuitos da folia, a mistura de ritmos e gêneros musicais e, principalmente, a estética e a arte de diferentes artistas, grupos e entidades culturais da Bahia. São centenas de atrações e shows gratuitos de afoxé, samba, reggae, axé, pop, MPB, fanfarras e muito mais. É diversão garantida para todos os gostos e estilos no espaço público da rua para alegria do folião. O Carnaval da Cultura – uma realização da Secretaria da Cultura do Estado da Bahia, por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) – está organizado a partir de quatro programas: Carnaval do Pelô, Carnaval Ouro Negro, Carnaval Pipoca e Outros Carnavais.


Fonte : SECULT BA (07/02/2016 22:30) - FEVEREIRO 2016

volta | contato

www.carnaxe.com.br