carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



  Bastidores da Folia

      



Portal Carnaval

volta | contato

Fonte : Agecom BA
Foto divulgação : Agecom BA


Tonho Matéria e idosas levam ancestralidade africana no Bloco Capoeira
Carnaval de Salvador 2016 - Bahia


O Grupo de Convivência Reviver, do Centro Social Urbano do Nordeste de Amaralina, participou, pelo quinto ano consecutivo, na noite dessa quinta-feira (4), da abertura do Carnaval de Salvador, no Circuito Osmar (Campo Grande). Este ano o Bloco da Capoeira, do cantor Tonho Matéria trouxe para a avenida o tema “Água de beber camará, culto aos ancestrais na capoeira”. A ala Filhas de Nanã, com fantasias nas cores lilás e branco, mais uma vez assinada pelo carnavalesco baiano Alberto Pitta, integrou o desfile, com alegria, vitalidade e respeito à ancestralidade africana.

De acordo com a coordenadora do CSU Nordeste, Andreia Macedo, durante os ensaios e processo de elaboração das fantasias, as idosas aprenderam sobre ancestralidade, sincretismo religioso e outros elementos importantes para a preservação da cultura e religiosidade de matriz africana. “Foi um rica troca de experiência, o grupo é formado por idosas que fazem parte de religiões diferentes, mas sabem respeitar a diversidade, um exemplo de harmonia e boa convivência”.

Este ano, o grupo Arte de Dançar reforçou a participação do CSU Nordeste de Amaralina, com a ala das Yabás. Formados por jovens do bairro, sob a coordenação da professora Gisélia Santos, o grupo levou para avenida o resultado do trabalho desenvolvido no CSU Nordeste, que promove a inclusão de 30 jovens em situação de vulnerabilidade social.

QUANDO : 04 de fevereiro 2016 - QUI
O QUÊ : Bloco Capoeira
ONDE : Circuito OSMAR (Campo Grande / Praça Castro Alves) - Salvador BA
QUEM : Tonho Matéria (cantor da Banda Araketu) + Grupo de Convivência Reviver


TRAJETÓRIA HISTÓRICA
"O Bloco da Capoeira entidade de matriz africana fundado em 2001 e tendo seu primeiro registro no carnaval de 2008, ao longo desses anos vem trazendo uma temática superimportante para a difusão da cultura da Capoeira enquanto fator histórico. Conhecido internacionalmente por produzir uma mistura de berimbaus e samba reggae com suas alas magníficas". O bloco Capoeira é um projeto de Tonho Matéria, mestre de capoeira, compositor, cantor, produtor cultural, artista popular da Bahia e atual vocalista da Banda Araketu.

2016 - Tema Água de beber camará, culto aos ancestrais na capoeira
2015 - Tema Afrologia Tradição e Memória, todo menino é um rei
2014 - Tema Capoeira é Comunicação
2013 - Tema Fé
2012 - Tema A História que mamãe contou
2011 - Tema Meio Ambiente: as sete visões naturais da capoeira
2010 - Tema A Capoeira e o Cangaço
2009 - Capoeira na Guerra do Paraguai
2008 - TemACapoeira e Suas Culturas Aparentadas


www.carnaxe.com.br