carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



  Bastidores da Folia

      



Portal Carnaval

volta | contato

Fonte : SECULT BA (15/02/2017 16:00)


Carnaval da Cultura 2017 homenageia os 50 Anos do Tropicalismo
Carnaval de Salvador 2017 - Bahia


As cores fortes e o repertório eclético do movimento que mudou a música brasileira vão dar o tom ao Carnaval da Cultura 2017. A homenagem aos "50 anos do Tropicalismo" estará presente não só na decoração, mas também nos shows que acontecerão no do Largo do Pelô nos cinco dias de folia. Para abrir a programação os tropicalistas Gilberto Gil e José Carlos Capinam prometem um encontro inesquecível.

Para o Secretário de Cultura, Jorge Portugal a escolha do tema foi acertada porque Tropicalismo e Carnaval se completam, "O Tropicalismo mais do que um movimento de quebra de paradigma musical, como foi a Bossa Nova, foi um movimento revolucionário em todos os termos, não apenas na música, mas também no comportamento, não apenas uma linguagem fez parte da chamada 'Tropicália', porém várias deram contribuições decisivas para a gente entender e fazer uma interpretação muito mais fecunda do Brasil".

"As artes plásticas, o cinema, a própria música, tudo isso entrou neste grande caldo Tropicalista, muitas vezes chamado de Geléia Geral pelo poeta Torquato Neto. Então, não tem nada que seja mais emblemático e mais sinônimo de carnaval do que o movimento Tropicalista. A gente não sabe se um se alimentou do outro ou foi vice-versa, Carnaval e Tropicalismo são movimentos que tocam profundamente na corda sensível da cultura Brasileira", complementa Jorge Portugal.



O CARNAVAL DA CUTURA 2017
Da sexta-feira, dia 24 de fevereiro 2017, à terça-feira (28) blocos afros, afoxés, de índios, de samba, microtrios, nanotrios, bandas de sopro e percussão, performances vão ocupar as ruas, becos e praças dentro dos projetos apoiados pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura (SecultBA) - Carnaval Ouro Negro, Carnaval do Pelô, Carnaval Pipoca e Outros Carnavais.

OURO NEGRO
Este ano, o projeto Ouro Negro chega à décima edição apoiando 91 entidades, em sua maioria agremiações que desenvolvem, durante todo o ano, trabalhos sociais. CONTINUAÇÃO AQUI

CARNAVAL PIPOCA
Serão 10 projetos irreverentes e criativos dos microtrios e nanotrios que vão fazer a folia do Carnaval Pipoca 2017 nos três circuitos: Batatinha (Pelourinho), Osmar (Campo Grande) e Dodô (Barra-Ondina). Sendo seis microtrios e quatro nanotrios totalizando 20 apresentações. CONTINUAÇÃO AQUI

CARNAVAL DO PELÔ
Um carnaval seguro, democrático, sem trios e cordas, vai movimentar o Centro Histórico durante os cinco dias de folia. Com o tema "50 anos do Tropicalismo", o Carnaval do Pelô vai homenagear o movimento que mudou a cena musical do país ... CONTINUAÇÃO AQUI
A programação é diversificada começa na CONTINUAÇÃO AQUI

OUTROS CARNAVAIS
O Carnaval de Maragojipe, que integra o projeto Outros Carnavais, da SecultBA, tem mais de 180 anos. Na cidade com cerca de 40 mil habitantes, localizada a 140 quilômetros da capital baiana, é preservada e renovada a cada ano a tradição dos mascarados, que se esbaldam nas ruas e praças da cidade. Com início no sábado (25) e final na terça-feira (28), a festa reúne aproximadamente 80 mil pessoas.

CARNAVAL em NÚMEROS - Mais de 350 shows e performances artísticas
- Carnaval Ouro Negro = 91 entidades (mais de 5.000 artistas, entre músicos, dançarinos e percussionistas).
- Carnaval do Pelô = 171 shows e performances artísticas
   (1.600 artistas e músicos, incluindo cantores, músicos de orquestra, de cordas, de sopro e de percussão, além de performers, dançarinos e atores).
- Carnaval Pipoca = 10 microtrios e nanotrios.
- Outros Carnavais = atrações diversas.
- Público Estimado = Carnaval do Pelô é de 1,2 milhão de pessoas e outros carnavais é de 80 mil pessoas

www.carnaxe.com.br