carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



  Bastidores da Folia

      



Portal Carnaval

volta | contato

Fonte : SECULT BA (26/02/2017 23:20)
Foto divulgação SECULT: Walmir Cirne



Larissa Luz, Ellen Oléria e BNegão agitam Pelô
com projeto O Rock é Negro
Carnaval de Salvador 2017 - Bahia


Diálogo musical idealizado pela cantora baiana ressalta o empoderamento do povo negro na cultura carnavalesca. Para Larissa Luz é redundante dizer que o rock é negro, porém, é importante deixar registrado. E não haveria momento mais oportuno do que o Carnaval da Bahia para apresentar esse projeto que a cantora, juntamente com Ellen Oléria e Bnegão, criaram. De Jimi Hendrix a temas de bloco afros, show animou centenas de foliões, dos mais velhos aos mais novos, neste domingo (26) no Largo do Pelourinho.

“A partir de minhas pesquisas musicais tive a constatação de que o rock é negro. Essa oportunidade é perfeita pra experimentar esse projeto com dois artistas que são super rock n’roll. Nós temos uma sintonia muito boa e viemos pra dizer que o rock não é para os negros, o rock é dos negros”, explica Larissa, que escalou um time de peso para apresentar o projeto, os músicos Enio, Rafa Dias e Elber.

O diálogo musical do projeto agradou a cantora Ellen Oléria, que no seu último disco Afrofuturista trocou o violão pela guitarra.“Eu estou muito feliz com o convite, porque falar do rock é falar do negro, com a particularidade de nossas influências latino americanas e nossas conexões ancestrais de matriz africana”, conta.


Quem também comprou a ideia foi o cantor BNegão. Ele, que ontem também esteve no palco do Largo do Pelourinho com a banda Baiana System, perdeu as contas de quantas vezes participou do Carnaval da Bahia. “Gosto demais dessa festa. Esse projeto O Rock é Negro compartilha muito comigo, afinal o rock está na minha formação”, disse ele.

Em tempos de debates calorosos sobre apropriação cultural, o projeto idealizado pela Larissa Luz propõe novas formas de conhecimento, como destaca a cantora. “Há muitas nuances que precisam ser discutidas sobre o assunto, para não haver desrespeito com o povo negro e sua produção cultural”. A cantora paulista Yzalú foi uma das foliãs mais animadas com a proposta. “Vim prestigiar meus amigos. É importante fortalecer esse momento, especialmente num carnaval tão plural como este”, disse.


QUANDO : 26 de fevereiro 2017 - DOM
O QUÊ : show em PALCO
ONDE : Circuito BATATINHA (Pelourinho) - Salvador BA
RITMO : rock
QUEM : Larissa Luz (ex Banda Araketu) + Ellen Oléria + BNegão

www.carnaxe.com.br