carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Calendário de eventos segue aquecido em Salvador até o Carnaval
bastidores da folia
Farol da Barra é palco de grande evento musical já neste fim de semana Terminou o Réveillon, mas a programação cultural não dá trégua em Salvador, Capital Oficial do Verão. Locais como Barra, Rio Vermelho e Centro Histórico, além de outros pontos da cidade, receberão atrações, movimentando a cena cultural e econômica da cidade. Neste fim de semana, por exemplo, o Largo do Farol da Barra receberá dois dias de música instrumental da melhor qualidade. Nesta sexta-feira (06), a Prefeitura, por intermédio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), dá início ao espetáculo com duas atrações de peso: Gabi Guedes, com o espetáculo autoral Pradarrum, e Letieres Leite & Orquestra Rumpillezz, que traz pela primeira vez à Bahia o show “A saga da travessia”, sucesso de críticas em São Paulo.

O projeto da apresentação musical “Pradarrum” tem origem no trabalho de composição do músico, compositor, arranjador e pesquisador Gabi Guedes, baseado nos toques e ritmos tradicionais do candomblé, que estão na base de muitas produções da música popular brasileira de hoje. Já o grupo Letieres Leite & Orquestra Rumpillezz traz o show de seu segundo álbum para Salvador. Eles completam uma década de música e prometem levar ao palco da festa as raízes rítmicas afro-baianas traduzidas na harmonização do jazz.

Para o sábado, dia 07 de janeiro 2017, a Prefeitura fechou uma parceria que traz para a cidade o projeto Brasil Guitarras. Na ocasião, 10 talentosos guitarristas brasileiros se revezam no palco. Entre eles estão Armandinho Macedo, Robertinho de Recife, Edgar Scandurra, Frank Solari, Davi Moraes, Kiko Loureiro, Luiz Carlini, Marcelo Barbosa, Toninho Horta e Andreas Kisser. Serão cinco apresentações em duetos, e um fim para lá de especial, isso porque foi programado para fechar o dia uma apresentação conjunto de “Aquarela do Brasil” e do “Hino Nacional”.

Para o presidente da Saltur, Isaac Edington, esses shows dão seguimento ao calendário de verão da Prefeitura, que começa sempre com o Réveillon e não para até o Carnaval. “Abrimos as portas para os eventos de verão. Agora é movimentar ainda mais os espaços públicos da cidade e levar as famílias e os turistas para a rua, para curtir as férias e se divertirem. Temos muita coisa legal daqui até o Carnaval”. Ele lembrou que a Prefeitura, através da Saltur e Fundação Gregório de Mattos, prepara ainda uma programação cultural permanente para o Rio Vermelho no Verão e a volta do projeto Pelourinho Dia e Noite, no Centro Histórico e Santo Além do Carmo. O Mercado Modelo, cartão postal da cidade, também retomará as atividades culturais a partir deste mês.

FURDUNÇO E FUZUÊ
Os projetos Fuzuê e Furdunço, que já conquistaram foliões de todos os cantos, estão confirmados para 2017. O primeiro terá a sua segunda edição no sábado que antecede a folia, e consiste no desfile de bandas de sopro e percussão no circuito Orlando Tapajós (entre o clube Espanhol e o Largo do Farol da Barra). O segundo, que ocorrerá pelo terceiro ano consecutivo, consiste no desfile de diversos grupos do cenário musical baiano, também no circuito Orlando Tapajós, no domingo. Entre as atrações do pré-carnaval estão as Ganhadeiras de Itapuã, Bailinho de Quinta, Batifun, Alexandre Leão, Tuk Tuk Sonoro, Orquestra de Pandeiros de Lauro de Freitas, Paroano Sai Milhó, Rixô Elétrico, e muito mais.


Fonte : AGECOM BA (04/01/17)- janeiro 2017

volta | contato
www.carnaxe.com.br