carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Enxaguada Du Bonfim 2017
bastidores e comentários da folia
10ª edição do evento que trouxe SAMBA à festa do Senhor do Bonfim


Quinta-feira, 12 de janeiro 2017, é dia de homenagear o Senhor do Bonfim! E como parte das comemorações, o cantor e compositor Carlinhos Brown realiza a 10ª edição da Enxaguada du Bonfim, no Museu du Ritmo, a partir das 14h, em Salvador (Bahia) com as participações de Diogo Nogueira, Jorge Aragão, Mariene de Castro, Nelson Rufino e Mukindala. A festa, que conta com os patrocínios da Vivo, da Schin e do Governo da Bahia, por meio do FazCultura, já está com os ingressos esgotados.

No ano em que a Enxaguada du Bonfim celebra a sua primeira década, o anfitrião da festa segue reverenciando o samba ao lado de grandes artistas que representam o ritmo, mas também abre espaço para a banda Mukindala – sua mais nova criação – mostrar a sua mistura rítmica com foco no parambandam, estilo dançante filiado ao merengue. O novo grupo percussivo traz em sua formação oito músicos e dois vocalistas: Paula Sanffer, ex-TheVoice Brasil, e Rafa Chagas. Na linha de frente, o músico Gato Preto soma-se a eles com seu instrumento original, a guitarra percussiva ou guitarra de tambor.

 


O encontro entre o samba e o parambandam, no entanto, antecede a Enxaguada du Bonfim. A combinação, inclusive, serviu de inspiração para a idealização da Mukindala. “O samba é um catalizador de outras rítmicas. Ele ganhou coro no Brasil, se espalhou pelo mundo inteiro e possibilitou outras linguagens. Uma delas é o merengue que, na minha infância no Candeal, nós chamávamos de parambandam”, realça Brown. Na sonoridade da Mukindala, estão as típicas sanfona e tambora do merengue, somando-se a elas as batidas dos timbaus e elementos da bateria. Num hipotético resumo sensorial da banda, a Mukindala é um convite instintivo à dança. Com direção artística assinada por Elísio Lopes Jr., a Enxaguada du Bonfim abre a temporada de verão do Cacique do Candeal no Museu du Ritmo, onde o artista ainda vai realizar duas edições do Sarau do Brown (22/1 e 19/02/2017) até o Carnaval. Para este primeiro encontro, o músico promete um espetáculo tão divertido quanto poético, próprio das suas apresentações; com um repertório que passeia por sucessos como “Ashansú”, “Vc, o amor e eu”, “Te amo família” e “Tantinho”, além da aposta do artista para a estação mais efervescente do ano, “Pra Vizinho Olhar”, composição dele para o seu último álbum “Artefireaccua – Incinerando o Inferno”.

Já os artistas convidados prometem trazer ao palco da Enxaguada toda a vibração peculiar a um encontro entre grandes nomes do samba brasileiro. É o que se pode esperar quando, numa única festa, estão artistas dos mais expressivos da nova geração do gênero musical, como Diogo Nogueira e Mariene de Castro, e outros que são grandes responsáveis pela grandiosidade da obra que representa o samba no Brasil, como Jorge Aragão e Nelson Rufino. A ordem é “enxaguar” a alma e se deixar levar pela dança! Esse ano, a Enxaguada do Mestre Brown contará com a participação de Diogo Nogueira, Alcione, Mariene de Castro e Nelson Rufino. Acompanham o Governo do Estado no patrocínio as empresas Vivo e Schin, utilizando do benefício fiscal concedido via Programa Fazcultura. Fechando a primeira década do evento, já tão tradicional como a própria Lavagem, que reúne dezenas de milhares de pessoas, num percurso de 8 km da Igreja da Conceição da Praia à Igreja do Bonfim, Brown reverenciará o samba, lançando a banda Mukindala, criada por ele e que traz o ritmo "parambandam", uma versão baiana do merengue. Nos vocais, a ex-The Voice Brasil, Paula Sanffer e Rafa Chagas, além da novidade, o músico Gato Preto, com sua "guitarra de tambor".

QUANDO : 12 de janeiro 2017 - SEX - 14h
ONDE : Museu du Ritmo - Av Jequitaia, 1, Comércio - Salvador BA
QUANTO : R$50 e R$25 (meia) - vendas na Ticketimix

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
- Carlinhos Brown
- Diogo Nogueira
- Jorge Aragão
- Mariene de Castro
- Nelson Rufino
- Banda Mukindala


EDIÇÕES ANTERIORES

CarnAxE - o autêntico e mais completo Portal do Carnaval
2014 - Enxaguada du Bonfim
2013 - Enxaguada du Bonfim
2012 - Enxaguada du Bonfim
2011 - Enxaguada du Bonfim


Fonte : Carlinhos Brown - janeiro 2017

volta | contato

www.carnaxe.com.br