carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


MAM recebe apresentação musical “Bahia em Cantos e Contos”
bastidores da folia
O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) é um órgão vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC)



A Capela do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) será palco da apresentação musical ‘Bahia em Cantos e Contos’, nesta quarta-feira (18) e no domingo (22), às 16h, como ação da mostra Hiperfoto-Salvador, que se encontra em cartaz no espaço até o dia 29 de janeiro. Com entrada gratuita, o evento será comandado pela atriz Josi Acosta acompanhada do músico Gabriel Carneiro, ambos integrantes do Grupo Iwá. “A ideia é costurar a história da Bahia com a música, se baseando na exposição Hiperfoto-Salvador. Durante a apresentação, que será sincrética, faremos contações de estórias a partir de pesquisas que realizei. Como sou uma atriz que canta em cena, farei dois papeis: uma mãe que conta estórias para a filha e também a filha ao mesmo tempo”, explica Josi Acosta.

Temas como porque Salvador tem 365 igrejas e a fundação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos mesclando memórias da afrobaianidade serão levantados durante o espetáculo, entoando canções que versam sobre a Bahia ou fazem parte da memória musical baiana, além do conto da mitologia Yorubá que será contado a partir da interação com o público.

ARTISTA e GRUPO
Josi Acosta é atriz, professora de teatro e produtora cultural, natural de Porto Alegre (RS) e está radicada em Salvador há cinco anos. Licenciou-se em teatro no ano de 2009 pelo Departamento de Arte da Dramática da UFRGS. É proprietária da Acosta Produções Artísticas, empresa de produção cultural que se dedica a promover e apoiar, principalmente, eventos e projetos ligados as Artes Negras. Atualmente produz a cantora lírica Inaicyra Falcão, além de estabelecer parcerias com artistas e grupos de arte negra de Salvador.
O Grupo Iwá surgiu na cena teatral em 2010, com o objetivo de realizar espetáculos e oficinas de teatro inspirados em histórias e lendas africanas e afro-brasileiras, além de encenar peças de teatro negro. Atualmente integra o grupo a atriz, professora de teatro e produtora cultural Josi Acosta, o ator, contador de histórias, mestre em literatura e doutorando em artes cênicas pela UFBA Toni Edson, o ator, diretor e mestre em crítica teatral Antônio Marcelo, a diretora artística e musicista Sanara Rocha e Gabriel Carneiro, ator, músico e diretor musical. Mais informações clicando aqui.

O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) é um órgão vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), autarquia da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

SERVIÇO : Apresentação musical ‘Bahia em Cantos e Contos’
QUANDO : 18 e 22 de janeiro 2017 - QUA e DOM - 16h
ONDE : Capela do Museu de Arte Moderna - SALVADOR BA
QUANTO : Entrada gratuita até a capacidade do local


Fonte : SECOM BA (01/2017 09:18) - janeiro 2017

volta | contato

www.carnaxe.com.br