carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



  Bastidores da Folia

      


LANÇAMENTO MUNDIAL

  : 24 de outubro de 2016 - Direção: Chico Kertész

CINEMA

- SEXTA +QUE BÁSICA
  13 de janeiro 2017 - SEX - 23h59 - Espaço Itaú, sala1 - Salvador BA

- PRÉ-ESTRÉIA
  15 de janeiro 2017 - 17h - DOM - Espaço Itaú, sala3 - Salvador BA

- ESTRÉIA
  Nos cinemas do Brasil em 19 de janeiro 2017

Portal Carnaval

volta | contato

Fonte : site oficial do filme




Estréia do documentário "Axé, Canto do povo de um lugar"
Filme de Chico Kertész estréia em janeiro em Salvador, na Bahia


Para reviver os elementos que determinaram a história do mais globalizado movimento musical do Brasil, todas as estrelas da música baiana estão em AXÉ, Canto do Povo de um Lugar. Os pioneiros, a evolução do ritmo, o impulso criativo de seus compositores, as danças, músicas e a incrível originalidade da Axé Music, criaram um filme que carrega o que um documentário pode ter de melhor e o que há de mais emocionante em um musical. Os bastidores e as histórias musicais do Brasil nos anos 90. Uma avalanche de memórias sensoriais, capaz de nos transportar no tempo para revivermos tudo de novo. Axé: canto do povo de um lugar. Estreia 19 de janeiro 2017, nos cinemas.

UM FILME PARA MULTIDÕES
O nascimento da AXÉ Music é um marco na história da música popular brasileira. As características artísticas reunidas nesse movimento são distintas de qualquer outro momento da MPB. Com a ousadia peculiar de toda manifestação popular da Bahia, o AXÉ nasceu como música mas se manifestou esteticamente na moda e na dança. Foi movimento de exaltação, sensualidade, protesto, afirmação racial e história. Contaminou e deixou se contaminar pelo samba, frevo, ijexá, rock, pagode, pop, salsa e forró. E finalmente teve sua estreita e íntima relação com as massas como símbolo maior de sua originalidade. Todo esse volume de acontecimentos tem um significado emocional para mais de 3 gerações de pessoas que presenciaram o fenômeno da AXÉ Music. Esse talvez seja o elemento mais influente para a dimensão que o Documentário AXÉ, Canto do Povo de um Lugar pode alcançar.
A ideia do filme apareceu em 2014, com a aproximação da comemoração dos trinta anos do movimento musical nascido nas ruas do circuito do carnaval de Salvador. O projeto cabia com perfeição na pretensão da produtora Macaco Gordo de executar filmes com capacidade de atrair os mais diversos extratos do público do cinema brasileiro. Sendo assim, com a destreza de quem vivenciou tudo, o diretor Chico Kertesz nos trás agora um painel amplo com a presença de todos os aspectos do movimento, tocando emocionalmente os diversos grupos que participaram por trás, em cima e principalmente em baixo dos trios elétricos. Para os músicos, é a dessecação da “axé music” e a remontagem cronológica dos elementos sonoros que a formam. Para jornalistas é uma retrospectiva de 30 anos de carnaval. Para um historiador é um tesouro de documentação. Para os milhões de foliões é um avalanche de memórias sensoriais, capaz de nos transportar no tempo para reviver tudo de novo, como se fosse algo recém descoberto.

Além de parecer saber exatamente tudo aquilo que esquecemos e adoraríamos relembrar, “AXÉ” tem a capacidade de atrair as novas gerações para um movimento musical que ainda está vivo. A experiência deste documentário é quase a mesma de correr atrás do trio. Dá vontade de ficar de pé, cantar, dançar e compartilhar. Um filme que deveria ser exibido em praça pública para multidões.)

FICHA TÉCNICA
- Direção: Chico Kertész
- Documentário : censura 14 anos - 107 minutos - Brasil
- Roteiro: Chico Kertész e James Martins
- Fotografia: Rodrigo Maia
- Pesquisa: James Martins
- Montagem: Denis Ferreira
- Coordenação de Produção: Igor Amorim
- Produção Executiva: Piti Canella

FESTIVAL WORLD OF CINEMA LONDON
- indicado a "Melhor Documentário Internacional" e a "Melhor Diretor em Documentário"

BASTIDORES DA FOLIA -
Domingo no TCA exibe "Axé: Canto Do Povo De Um Lugar"


- http://www.axeofilme.com.br/

www.carnaxe.com.br