cantinho da folia

Mandú é aquele que só apronta confusão, mas entrando no tunel da história carnavalesca : Da mesma forma que nos bandos, apareciam nas ruas, nos dias de Entrudo, uns "caretas" avulsos, envoltos em cobertas de taco, esteiras de catolé, roupas de baeta utilizadas nos banhos salgados, folhas de árvores de iô-iô Mandú.

O Mandú que chegou na década de 30 em nosso século, era uma engenhoca improvisada em que com uma anágua, uma peneira, um cabo de vassoura e um paletó velho, qualquer pessoa poderia se tornar irreconhecível. As cabeçorras, as máscaras de arame, de cêra e de massa tinham seus adeptos entre os que sustentavam que aquela brincadeira era muito mais divertida do que o tormentoso entrudo. Tipo do carnaval de rua, com uma cabeçorra formada por uma urupema coberta com anágua, tendo o paletó, comprido e desajeitado, as mangas estiradas por um cabo de vassoura, a maneira de braços abertos.

O QUE SÃO MANDÚS ? - GRUPO CARVALAVESCO
Mandús é um grupo carnavalesco formado por várias pessoas, a cada uma correspondendo uma peneira, colocada sobre a cabeça e um cabo de vassoura atravessado nas costas e coberto por um lençol branco. O cabo da vassoura faz alargar os ombros dos foliões, dando-lhes um aspecto fantasmagórico. Escondidos nos lençóis que lhes tapam também o rosto, esses Mandús provocam alvoroço entre as pessoas, principalmente entre as crianças, que com eles se assustam.


IÔ-IÔ DE MANDÚ
Segundo a "Antologia por Cid Teixeira", da mesma forma que nos bandos, apareciam nas ruas, nos dias de Entrudo, uns "caretas" avulsos, envoltos em cobertas de taco, esteiras de catolé, roupas de baeta utilizadas nos banhos salgados, folhas de árvores de iô-iô Mandú.
O Mandú que chegou na década de 30 em nosso século, era uma engenhoca improvisada em que com uma anágua, uma peneira, um cabo de vassoura e um paletó velho, qualquer pessoa poderia se tornar irreconhecível. As cabeçorras, as máscaras de arame, de cêra e de massa tinham seus adeptos entre os que sustentavam que aquela brincadeira era muito mais divertida do que o tormentoso entrudo.


BIBLIOGRAFIA
- TEIXEIRA, Cid - Antologia por Cid Teixeira


CarnAxE, o autêntico e mais completo Portal e Museu do Carnaval

Cultura e Folia : www.carnaxe.com.br