carnavalhistóriatemasabadasmicaretashome



      


Lavagem e performance na Festa de Iemanjá
bastidores da folia
O evento contou com cinco encontros conduzidos pelas artistas



Uma procissão-performance realizada nas primeiras horas da manhã do dia 2 de Fevereiro, às 6h, na Praia do Rio Vermelho. Assim será LAVAGEM, uma ação performática idealizada pelas artistas Olga Lamas e Raiça Bomfim, contando com a participação de mais de 50 mulheres de diferentes idades, áreas profissionais e experiências. Juntas numa pequena multidão de mulheres, em cortejo, dançam seus desejos e memórias pelas ruas do bairro, na manhã da festa de Iemanjá, formando uma performance estética, política e sensível.

A performance integra a programação do Festival Oferendas, produzido pelo Lálá Multiespaço e é um desdobramento da pesquisa para o espetáculo Loucas do Riacho. O projeto que tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Edital Setorial de Teatro 2016 da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

A LAVAGEM contou com cinco encontros conduzidos pelas artistas, colocando as colaboradoras em contato, trazendo imagens, memórias, percepçõe s e já propondo experiências nas ruas do bairro do Rio Vermelho. A partir de uma convocatória pública, as mulheres foram mobilizadas para vivenciar o processo artístico e construir a performance.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br

QUANDO : 02 de fevereiro 2017 - QUI - 06h
ONDE : Saída do Lálá Multiespaço para Praia do Rio Vermelho - SALVADOR BA


Fonte : Fundo de Cultura do Estado da Bahia - FCBA (01/02/2017 12:20) - fevereiro 2017

volta | contato

www.carnaxe.com.br