cantinho da folia



origem da micareta

Folianópolis, carnaval fora de época de Florianópolis, Santa Catarina teve início em 2006. Até então a cultura do axé era vista com certa discriminação pela maior parte do público e não chegava a tocar em nenhuma casa noturna da capital catarinense. Algumas tentativas de se realizar outras micaretas anteriormente não haviam prosperado. Tudo isso viria a mudar quando a All Entretenimento juntamente com as principais produtoras de Salvador, resolveu acreditar no potencial e conseguiu promover a 1º EDIÇÃO do Folianópolis, em 13 de maio de 2006 - Ivete Sangalo, Banda Asa de Águia (Durval Lelys) e Banda Batom na Cueca (Mamê) trazem para capital catarinense a energia do Bloco Cerveja & Coco, CONTINUAÇÃO AQUI.

2º EDIÇÃO - Em 2007, nos diaS 15, 16 e 17 de novembro de 2007 - O evento vai para o mês de novembro e ganha mais um dia de Folia, Banda Eva (Saulo Fernandes) e Banda Rapazolla (Tomate) comandam a noite de abertura e Ivete Sangalo, Banda Asa de Águia (Durval Lelys) e Banda Batom na Cueca (Mamê) animam o Bloco Cerveja & Coco, CONTINUAÇÃO AQUI.

3º EDIÇÃO - Nos dias 20, 21 e 22 de novembro de 2008 - Este ano marcou pela estréia do cantor Tomate em carreira solo, comandando a noite de abertura ao lado da Banda Eva (Saulo). E o Bloco Cerveja & Coco, comandado por Ivete Sangalo e Banda Asa de Águia (Durval Lelys) , teve na abertura de suas respectivas apresentações Banda Batom na Cueca (Mamê) e Timbalada que também fez sua estréia na ilha, CONTINUAÇÃO AQUI.

4º EDIÇÃO - 20 e 21 de novembro de 2009 - No ano em que Ivete Sangalo estava de licença-maternidade, a Ilha ganha de presente o retorno após 15 anos da Banda Chiclete com Banana (Bell Marques). Que incendiou a que foi, até então, a maior EDIÇÃO de todos os tempos do Folianópolis. Eva, Tomate, Banda Batom na Cueca (Mamê) , Banda Asa de Águia (Durval Lelys) e o estreante André Lellis completaram a grade da Folia na ilha, CONTINUAÇÃO AQUI.

5º EDIÇÃO - Em 13 e 14 de novembro de 2010 - Retornando ao feriado do dia 15 de Novembro, o Folianópolis 2010 foi marcado pela volta da cantora Ivete Sangalo. Nos três dias de festa, Banda Chiclete com Banana (Bell Marques), Banda Asa de Águia (Durval Lelys) , Tomate, Banda Eva (Saulo) e Banda Batom na Cueca (Mamê) agitaram os Foliões. Camarote Pacha Floripa e Macarronada do Léo, o "Almo&ocedil;o Oficial", foram também algumas das novidades da EDIÇÃO de 2010, CONTINUAÇÃO AQUI.

6º EDIÇÃO - Folianópolis 2011 teve grandes novidades e manteve os principais ingredientes da melhor micareta do Brasil. Com o Corredor Folia e o Camarote Balada Nova Schin ampliados, mais foliões puderam pular ao som dos grandes nomes do axé. Ivete Sangalo, Banda Asa de Águia (Durval Lelys) , Banda Chiclete com Banana (Bell Marques), Tomate, Banda Batom na Cueca (Mamê) e Banda Eva (Saulo) subiram nos trios e agitaram mais de 15 mil pessoas nos três dias de festa. Além do tradicional Almo&ocedil;o Oficial “Macarronada do Léo” e da tenda eletrônica da Pacha, a programação do Folianópolis 2011 ainda contou com o Palco Esquenta Folia, que trouxe Betinho, Daniel das Micaretas, Fat Duo e a revelação Diana Dias, abrindo as noites com muita animação, CONTINUAÇÃO AQUI.

Quer saber mais sobre as demais edições? Entã clique sobre os logos abaixo.


programação completa


1º EDIÇÃO 2006

2º EDIÇÃO 2007

3º EDIÇÃO 2008

4º EDIÇÃO 2009

5º EDIÇÃO 2010

6º EDIÇÃO 2011

7º EDIÇÃO 2012

8º EDIÇÃO 2013

9º EDIÇÃO 2014

10º EDIÇÃO 2015

11º EDIÇÃO 2016

12º EDIÇÃO 2017

13º EDIÇÃO 2018


referências bibliográfica
- Pesquisadora Lilian Cristina Marcon
- Folianópolis - website oficial - SEE+

CarnAxE, o autêntico e mais completo Portal do Carnaval e Museu da Folia

Cultura e Folia : www.carnaxe.com.br