cantinho da folia



origem da micareta

Fundado em 25 de Outubro de 1994, o BLOCO CORUJÃO, nasceu quando um grupo de jovens, liderado por Glêudes Sucupira de 20 anos e Lincon Costa de 17, sentindo a necessidade de resgatar a animação dos antigos Carnavais, criaram um Bloco Carnavalesco.

Em 1995, foi realizado o primeiro Carnaval do Bloco Corujão, nessa época o Bloco contava com cerca de trinta foliões, mesmo assim a alegria era total. Nesse ano o BNB Clube promoveu uma disputa entre os Blocos participantes do Carnaval, e o Bloco Corujão se tornou Campeão em animação.

Depois do grande sucesso do Bloco Corujão, em 1996, foram criados vários outros Blocos: Canécana, O Bicho Vai Pegar, Ki-Pileke, Trapos e Farrapos, Foliões de águia, Pra abalar, etc.

Nesse ano, em Janeiro o Corujão juntamente com os demais Blocos conseguiu realizar o primeiro Pré-Carnaval de Limoeiro. A estrutura ainda deixava muito a desejar, no entanto, a animação era total. Os Blocos saiaram da Praça da Rodoviária, com seu som mecânico, com destino a Praça do Seminário, onde tinha um palco armado para o show com a Banda Styllus.

Depois de todo o sucesso do primeiro Pré-Carnaval da história de Limoeiro, as atenções foram voltadas para o Carnaval Tropical da AABB. Na oportunidade foram disputadas as seguintes modalidades: Rainha, Rei Momo, Estandarte e Animação. O Bloco Corujão numa noite inesquecível conseguiu ganhar todas as modalidades disputadas, consagrando-se Campeã Arrastão daquele ano, e já contava com cerca de 200 associados.

Em 1997 já com uma melhor estrutura aconteceu o 2o Pré-Carnaval de Limoeiro mais 2 Blocos foram criados: o Gera Amizade e o Sai de Baixo.


O Pré-Carnaval, foi muito bom, contou pela primeira vez com um trio elétrico puxando ao mesmo tempo todos os Blocos, pela Avenida Dom Aureliano Matos, destino a Praça do Seminário.

O Carnaval de 1997, foi realizado no BNB Clube, nesse ano já não houve mais competição entre os Blocos, mesmo assim foi um suceesso.

Em 1998, o Pré-Carnaval contou pela primeira vez com Trio Elétrico profissional e uma Banda de grande sucesso da época Zanzibar , além de uma super estrutura de camarotes, seguranças e cordeiros. O sucesso foi total, os Blocos Corujão e Geramizade saíram puxados pelo mesmo trio, mas a superioridade do Corujão já era bastante grande. Já o Carnaval de Clube deste ano foi realizado novamente no BNB Clube com a Banda Styllus. Nesse ano o Carnaval de Clube teve uma grande queda, devido o aparecimento dos Carnavais de Rua. Nesse mesmo ano foi realizado o primeiro Chitão do Corujão, com Rita de Cássia, Redondo e a Banda Som do Norte.

Em 2000, a micareta crescia cada vez mais, passou a ser realizada em 03 dias, devido o surgimento de um Bloco Alternativo o Parangolé que saiu na sexta-feira. Sábado e domingo foi a vez dos Blocos Corujão e Geramizade cada um com seu trio elétrico e suas Bandas, pela primeira vez independentes.

O Corujão, em 2000, confirmou sua hegemonia levando ao delírio os milhares de foliões ao som das Bandas Prabalá e Acaiaca. E ainda fez uma linda homenagem ao BRASIL 500 ANOS, sua comissão de frente toda vestida de índios e na frente do Bloco uma linda Caravela caracterizando o descobrimento do Brasil.

O terceiro ano do Chitão do Corujão foi animado por Toca do Vale e Banda do Ratinho, já o sexto Aniversário foi com Sambaxé , Prabalá e Forró Forrado.



Em 2001, pela primeira vez o Corujão conseguiu superlotar o corredor da folia. As Bandas Prabalá e Sambaxé agitaram quase 4.000 foliões, até o amanhecer do dia. Dessa vez nem o Gera aguentou, foi o último ano que o Bloco saiu na avenida. O Alternativo Parangolé também não obteve sucesso, e não se mostrava com muito interesse em desfilar na avenida no ano seguinte.

O Bloco Corujão realizou o 4o Chitão, em julho, com a volta de Rita de Cássia, Redondo e Banda Som do Norte e a grande revelação Língua de Cobra. Já o 7o Aniversário, em Novembro, foi com Lagosta Bronzeada , a volta de Língua de Cobra e Banda Zanzuê.


Em 2002 foi o ano mais difícil, além da desistência dos Blocos Geramizade e Parangolé, surgiram vários problemas como: ECAD, Prefeitura, Bombeiros, etc. A princípio se pensou até em não realizar neste ano, analizamos e vimos a possibilidade de realizar em outro município, devido os altos impostos cobrados pela Prefeitura. Finalmente o Bloco resolveu realizar o evento assumiu o Bloco Parangolé, e apoiou o Bloco Canecana que substituiria o Geramizade. Todo esse esforço valeu a pena.

Em 2002, o Bloco Corujão arrebentou na Avenida com o Baiano Beto Jamaica e ainda cantor Capilé. Já o Parangolé se destacou bastante animado pela a Banda Sambaxé. No mês de Maio 2002 foi realizado o primeiro Bregão do Corujão, com Genival Santos e a Banda Forró Real. Em Julho, tivemos o 5o Chitão do Corujão, com o Mestre da sanfona João Bandeira e Banda Gaviões do Forró. Em Novembro comemorou-se o 8o Aniversário, com Som Folia Lagosta Bronzeada e Prabalá.

Em 2003, o Corujão conseguiu realizar um grande sonho, trazendo a Limoeiro o melhor puxador de trio do Brasil Ricardo Chaves. O Corujão foi um sucesso total e ainda contou com a participação da Banda Prabalá. Já o Parangolé se manteve com muito sucesso na avenida novamente a Banda Sambaxé.

Outro Bloco que cresceu bastante foi o Corujão Kids, que agitou ao som da Banda Toca Samba no BNB Clube. Em Maio de 2003, o Corujão trouxe para Bregão o melhor bregueiro do BrasilReginaldo Rossi. E ainda a participação das Bandas Forró Sacode e Bananinha Loira. Em Julho, para o 6o Chitão o Corujão trouxe a melhor Banda de Forró do Brasil Limão com Mel e ainda, João Bandeira e Língua de Cobra. O 9o Aniversário ficou por conta de Gatinha Manhosa, Zabumbada e Banda Prabalá.

Em 2005 o CORUJÃO repetiu sua mega atração de 2004, a cantora Cláudia Leite que voltou para matar saudade, e dessa vez já consagrada como melhor puxadora de trio do Carnaval da Bahia.

O Corujão ainda contou com a energia de outra Baiana Arretada Verônica Costa da Banda Levada Sapeka. Já o Canecana nesse ano não saiu para se preparar melhor para 2006. O Parangolé foi sucesso total com a Banda Inala.
Em 2005 o Corujão Kids saiu como Bloco Oficial, desfilando 2 dias com uma super estrutura de trio e Bandas como: Pagula e Pawlera do Brasil.

Nesse ano o Corujão resolveu inovar, substituindo o seu Bregão pelo Corujão Music, o evento foi sensacional contou uma mega estrutura de 2 Palcos, 3 ambientes e várias bandas da história Por Rock, destando-se como principal atração Biquíni Cavadão. O 8o Chitão do Corujão trouxe a grande revelação do forró cearence Felipão e Forró Moral, o show da Banda Magníficos e ainda Banda Tatuagem. O Chitão de 2005 sem dúvida a festa do ano, o clube se manteve lotado até o nascer do dia.

FOLIA NÃO REALIZADA - Nos anos de 2021 e 2022, o Limofolia não foi realizado devido a pandemia mundial da COVID-19, onde os Governos de todos os Estados brasileiros proibiram festas, shows e eventos.



circuito da folia

O percursso da folia até 2017, teve a concentração de saída da Praça da Assunção, caminhada pela Avenida Dom Aureliano Matos e chegada ao corredor da folia, no início da Avenida Coronel José Nunes, onde estão montados aproximadamente 60 camarotes.

Em 2017, o percurso que antes era realizado na Rua Coronel Clóvis Alexandrino, agora será feito na Avenida Francisco Remígio, onde tem o dobro de espaço. Com o novo trajeto, o Bloco Corujão inovou na montagem dos camarotes onde tradicionalmente concentra os foliões na reta final do percurso. Dessa vez o Limofolia será realizado em forma de circuito, com camarotes dos dois lados da via.


confira as edições


22º EDIÇÃO 2024


22º EDIÇÃO 2023


21º EDIÇÃO 2020


23º EDIÇÃO 2019


23º EDIÇÃO 2018


22º EDIÇÃO 2017


21º EDIÇÃO 2016


20º EDIÇÃO 2015


19º EDIÇÃO 2014


18º EDIÇÃO 2013


17º EDIÇÃO 2012


16º EDIÇÃO 2011


15º EDIÇÃO 2010


14º EDIÇÃO 2009


13º EDIÇÃO 2008


12º EDIÇÃO 2007


11º EDIÇÃO 2006


10º EDIÇÃO 2005


09º EDIÇÃO 2004


08º EDIÇÃO 2003


07º EDIÇÃO 2002


06º EDIÇÃO 2001


05º EDIÇÃO 2000


referências bibliográfica
- Pesquisadora Lilian Cristina Marcon
- Limofolia - site oficial - CONFIRA AQUI

CarnAxE, Caia nessa Folia

Cultura e Folia : www.carnaxe.com.br