carnavalhistóriatemasabadasmúsicahome



      


Space Girls (Garotas do Espaço), tema do Bloco As Muquiranas
bastidores da folia
O Bloco completa 52 carnavais em 2017 com o Tchan, Psirico e Léo Santana



O Carnaval de Salvador reúne durante os dias de folia, milhares de pessoas, de diversas partes do Brasil e do mundo, nos circuitos oficias, principalmente na Avenida, mais conhecida como circuito Osmar. O mais antigo circuito do Carnaval de Salvador é palco da alegria e irreverência dos foliões das Muquiranas.

Em 2017, o bloco que completará 52 carnavais levará para a Avenida o tema Gladiadora. A aposta é da diretoria do bloco, e o desenvolvimento será do estilista Fábio Sande que assume pelo terceiro ano consecutivo, a criação da fantasia. Diferente, a temática agregará a fantasia uma maior riqueza de detalhes para levar para a Avenida uma vestimenta inovadora. Além dos associados e das belíssimas fantasias, outro grande diferencial do bloco é a grade de atrações.

Em 2017, os principais nomes do pagode baiano, comandam a folia no sábado, segunda e terça-feira de Carnaval, e prometem uma grande festa com os associados do grupo carnavalesco. Os nomes do Psirico, Léo Santana e É o Tchan já estão confirmados por mais ano.

ONDE : Circuito Osmar (Campo Grande / Praça Castro Alves) - Salvador BA
O QUÊ : Bloco As Muquiranas

25.02 - SAB - 15h - BANDA É O TCHAN (Beto Jamaica e Cumpadre Washington)
27.02 - SEG - 15h - BANDA PSIRICO (Márcio Victor)
28.02 - TER - 15h - LÉO SANTANA

MUQUIRANA - HISTÓRIA
As Muquiranas é um dos principais e mais importantes blocos do Carnaval de Salvador. Criado em 1965, ele é o primeiro bloco de travestidos na história da maior festa popular do planeta. Formado apenas por homens, o grupo se destaca pela criatividade e beleza das fantasias que, a cada ano, gera expectativa no público e na mídia.
Fundado por Lindolfo Araújo de Carvalho, mais conhecido como Charita, o bloco ‘As Muquiranas’ começou a sua história de uma forma inusitada. Ele fazia parte do bloco de Carnaval “A Nega Maluca”, no qual apenas um homem se vestia de mulher. Após a morte de um dos diretores, “A Nega Maluca” se desfez e então Charita deu continuidade à folia, montando um bloco onde ele e os amigos saiam na rua para brincar o Carnaval, vestidos de mulher. Pouco depois, eles denominaram o bloco de ‘As Muquiranas’.

 


No início, pela irreverência de os foliões saírem travestidos, o bloco causou muita polêmica, mas, ainda assim, a procura pelas fantasias crescia de um Carnaval para o outro. Nos primeiros anos, Charita contava com a ajuda de sua esposa, Dona Florisa, sua mãe Dona Aidê e suas primas Lícia e Leia para criar e costurar as fantasias, que eram medidas uma a uma, de acordo com cada folião. O bloco ‘As Muquiranas’ acompanhou todas as mudanças do Carnaval da Bahia e acumula experiências. Mantendo a tradição, ele seguiu a modernidade das vestimentas, mas permanecendo com suas raízes, vestindo os seus foliões com fantasias temáticas e irreverentes. Como uma verdadeira herança, hoje, o bloco ‘As Muquiranas’ é dirigido pelos filhos e netos de Charita, a família Paganelli.


- http://www.asmuquiranas.com.br/


TEMAS DO BLOCO
2016 - 51 anos - Space Girls - Garotas do Espaço
2015 - 50 anos - As Baianas
2014 - 49 anos - As Mosqueteiras - Os Mosqueteiros da Alegria
2013 - 48 anos - Afrodite - A Deusa do Amor
2012 - 47 anos - Cleópatra - A fonte dos desejos
2011 - 46 anos - Gueixa - A Arte de Seduzir
2010 - 45 anos - No Mundo do Circo
2009 - 44 anos - She-ha e Piriguete
2008 - 43 anos - Barbie
2007 - 42 anos - Mulher-Gato
2006 - 41 anos - Os Miseres, a Mulher Maravilha
2005 - 40 anos - Minnie
2004 - 39 anos -
Branca de Neve
2003 - 38 anos - Chapeuzinho Vermelho
2002 - 37 anos - Emília Tema - personagem do Sítio do Pica-pau Amarelo


Fonte : As Muquiranas e Léo Santana Oficial - fevereiro 2017
Foto: Divulgação Bloco As Muquiranas

volta | contato

www.carnaxe.com.br