CARNAVAL NA LAMA no Brasil - Origem e História . O que é? Resgate da Historia do Carnaval ...::: CarnAxE
cantinho da folia

Carnaval na Lama

Com lama e alegria, os "Blocos de Lama" animam algumas cidades brasileiras. Os Foliões usam como fantasia, a lama para brincar o carnaval.


Bloco da Lama em Olinda

Em Olinda, no Pernambuco, o Bloco da Lama toma conta das ladeiras da cidade no sábado de Carnaval, mantendo viva uma das tradições mais irreverentes da folia momesca olindense. Milhares de foliões cobertos de lama da cabeça aos pés acompanharam o bloco.

"Um desses blocos, que já virou tradição em Olinda, é o Manguebeat, criado em 1964 anos pelo microempresário Carlos Fernando Viana, 52 anos. Convivi numa brincadeira que existe no Paiva [banho de argila em praia do litoral sul de Pernambuco] e resolvi trazer um balde dessa argila e chamei alguns amigos. Foram seis. Inventamos na hora o bloco do Manguebeat, porque o movimento do Chico Science estava em alta na época. E hoje a gente arrasta uma multidão, mil, 1,5 mil pessoas." (02)


Bloco do Manguebeat no Carnaval 2017 de Olinda PE
foto:Arquimedes Santos/Prefeitura de Olinda

Bloco da Lama em Paraty


Bloco da Lama no Carnaval 2022 de Paraty RJ - foto: Paraty.com.br

"Num sábado de carnaval, no ano de 1986, alguns amigos brincavam de lama no mangue da Praia do Jabaquara, na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, quando perceberam que estavam irreconhecíveis. Saíram daquele jeito pelas ruas do Centro Histórico da cidade, causando um grande impacto". (01)

"Surgia ali um dos blocos mais bizarros do carnaval brasileiro: O Bloco da Lama. No ano seguinte, em 1987, um grupo maior se reuniu e saiu em bloco no Sábado de carnaval, representando uma tribo pré-histórica: enlameados da cabeça aos pés, cobertos de trapos, carregando cipós, aos gritos de uga, uga, rá!" (01)

"Quando não houver um só espírito negativo rondando o carnaval de Paraty o bloco se despede com um banho no rio ou no mar, deixando uma mensagem de paz para que o carnaval: uma festa de alegria." (01)


Pretinhos do Mangue em Curuçá

O Bloco Pretinhos do Mangue é um tradicional bloco carnavalesco ecológico que arrasta cerca de 17 mil foliões sujos de lama (usam a lama do manguezal como fantasia), percorrendo as ruas da cidade de Curuçá, no Pará.

O Bloco Pretinhos do Mangue nasceu em 1989, numa terça-feira de Carnaval, quando os amigos Everaldo Campos e Sebastião decidiram ir até o mangue em busca de caranguejos para petiscar.


Bloco Pretinhos do Mangue no Carnaval de Curuçá - Foto: O Liberal 2019 (03)

No entanto, ao se depararem com a escassez dos crustáceos, resolveram transformar a frustração em protesto: cobertos de lama de manguezal, o chamado tijuco, desfilaram pelas ruas no meio da folia. Desde então o bloco passou a desfilar no Carnaval de Curuçá.

Em 2000, sob a coordenação de Edmilson Campos (Cafá), o Bloco Pretinhos do Mangue ganhou notoriedade na mídia pelo seu desfile ecológico, que celebra a cultura enraizada nos manguezais, conscientizando sobre a preservação do meio ambiente.

Em 2010, o Bloco Pretinhos do Mangue tornou-se Patrimônio Cultural do Estado do Pará, por meio da Lei 7383, de 16 de março. E Patrimônio Cultural do Município de Curuçá, pela Lei 1981 em 12 de fevereiro 2010.


Meninos de Lama

No Carnaval da cidade de São Francisco do Conde, na Bahia, uma forte tradição são os Meninos da Lama. São garotos, filhos de marisqueiros da região, que saem às ruas durante o carnaval, com o corpo coberto de lama.

O grupo meninos da lama na verdade é uma forma cultural de passar para a sociedade a realidade onde os meninos estão inseridos, pois são crianças que sobrevivem do trabalho que realizam como marisqueiros ou catadores de caranguejo junto com seus pais, de onde tiram o sustento de suas famílias. Eles mostram de onde vieram e em que local estao fixadas as suas raízes.


Meninos de Lama no Carnaval 2012 de São Francisco do Conde BA - foto:Prefeitura


Bloco Sujos de Lama

No Carnaval da cidade de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, o bloco Sujos de Lama desfila com foliões sujos de lama, abrindo a alegoria com um caranguejo, que é o mascote da folia.

"A História do Bloco Sujos de Lama começa em 2003, quando seus fundadores participam do resgate de uma embarcação na Praia da Ribeira. Ao se verem todos elamaçados, tiveram a idéia de formar um bloco carnavalesco naqueles trajes. Dentre eles estava Robson de Oliveira, presidente do bloco." O primeiro desfile aconteceu em 2004." (04)


Bloco Unidos do Barro Preto

O Unidos do Barro Preto é um bloco de Carnaval de Belo Horizonte, em Minas Gerais, conhecido pela tradição de seus Foliões mergulharem em tanque com lama, e desfilarem na folia momesca sujos.

O Bloco Unidos do Barro Preto desfilou pela primeira vez no Carnaval mineiro de 2011. O bloco disponibiliza um circulo com barro para os foliões se lambuzarem, uma tradição que remete à história do bairro Barro Preto, onde a argila escura era usada na construção de casas no início do século passado.


Bloco Unidos do Barro Preto 2025 - foto: G1 Minas . Reprodução Vídeo (05)


Fantasias e Máscaras coloridas se misturam entre o sagrado e o profano dos CURUCUCUS e dos ZAMBIAPUNGAS. Tudo junto, tudo misturado no desfile dos LA URSAS, PAPANGUS e FOFÕES. Circulando entre as páginas da história carnavalesca brasileira com os MANDÚS, CAIPORAS e CARETAS. Abram alas aos CAPABODES, JOÃO BANANEIRO e TABAQUEIROS



referências bibliográficas
- Pesquisadora Lilian Cristina Marcon
(01) PARATY Turismo, Cultura e Natureza, Carnaval na Lama, 10/02/2024, SEE+
(02) AGÊNCIA BRASIL - Bloco Manguebeat anima ladeiras de Olinda, por Sumaia Villela, edição Luana Lourenço, 25/02/2017, SEE+
(03) O LIBERAL - Carnaval tradicional arrasta mais de 18 mil pessoas pelas ruas de Curuçá, por Dilson Pimentel, 03/03/2019
      . Pretinhos do Mangue realiza 35 desfile em Curuçá, por Bruno Menezes e Thainá Dias, 11/02/2024
(04) PREFEITURA de Angra dos Reis - Angra encerra seu carnaval, 25/02/2009, SEE+
(05) G1 MINAS Rede Globo - Tradicional banho de lama anima foliões do Unidos do Barro Preto, por Maíra Cabral, 03/03/2025
- ABCAR, Associação Recreativa e Cultural dos Blocos Carnavalescos de Angra dos Reis
- PREFEITURA de Olinda PE - Bloco da Lama reúne turistas do Brasil e do mundo, 01/03/2025, SEE+
- PREFEITURA de São Francisco do Conde BA - Cultura/Meninos de Lama, 2012, SEE+
- IMAGENS, os devidos créditos estão declarados nas imagens


CarnAxE, aqui é  Carnaval

Cultura e Folia : www.carnaxe.com.br