A Revolução da Emoção
23 anos do grupo Olodum

Parabéns para voce Olodum do Pelourinho, de Salvador , da Bahia , do Brasil , do mundo. Parabéns para todas as pessoas que durante os últimos 23 anos ajudaram o Olodum existir com garra e determinação de superar os problemas da realidade brasileira e mundial. Temos que pensar neste aniversário qual é a importância do Olodum para as pessoas? que contribuição o Olodum pode dar a sociedade? o que queremos do Olodum? quem é o Olodum ? como fazer melhor o Olodum ? porque o Olodum é um patrimônio cultural Olodum imaterial? Como desenvolver o Olodum ? qual a influência do Olodum no movimento negro ? qual o papel do Olodum na unidade do movimento negro ? Enfim muitas e muitas respostas para tantas perguntas.
O Olodum beneficia diretamente mais de 100 pessoas que participam diretamente dos diversos processos de construir o Olodum e indiretamente a cada evento que organizamos e produzimos novas pessoas são beneficiadas através da compra de produtos ou de serviços, e socialmente a Escola criativa Olodum vem dando uma grande contribuição para a educação gratuita de mais de 190 alunos afro - baianos que elevam sua auto - estima na educação plural e diversificada do Olodum. Instalado no Maciel - Pelourinho o Olodum que completa 23 anos é uma bonita e emocionante organização das pessoas que são contra o racismo . Mais que isto o coração e a alma de um movimento de homens e mulheres contra a opressão cujo destino sempre foi de resistir , criar alternativas e caminhar para a frente correndo os riscos da iniciativa no universo afro - brasileiro.
Estamos contentes e alegres de ver o Olodum comemorar 23 anos lançando novas idéias de políticas de ação afirmativa , estamos alegres de ver e sentir a unidade das relações maduras que temos hoje com outros blocos afros e entidades do movimento negro no fórum de Entidades negras da Bahia . Estamos radiante e felizes diante das possibilidades do Olodum para 2002 no Brasil e no mundo, Estamos contentes de apesar de viver num mundo cercado e imerso me racismo e exclusão em continuar lutando por um mundo melhor justo digno .Estamos felizes pelo sucesso do carnaval do bloco afro Olodum , estamos felizes por ter realizado mais um desfile do bloco Olodum mirim , estamos felizes por nossa novas canções serem um sucesso entre nossa gente . Estamos felizes por estar lançando um novo jornal , estamos felizes por estar mostrando ao público o primeiro centro de documentação e memória de uma entidade afro- brasileira popular que atua no formato digital, estamos felizes por estar lançando os cartazes poemas com 23 importantes canções da Banda Olodum, estamos felizes por estar levando as crianças da Escola Criativa Olodum para a Itália , Estamos felizes por lançar o novo tema do Carnaval de 2003 em homenagem a Oxumaré , ao Parque de São Bartolomeu , o Tema do carnaval de 2003 será "a Lenda do Arco - Íris ", estamos felizes por ser de origem africana e ver a construção da paz em Angola a nossa pátria mãe, estamos felizes por comemorar a data nacional da África do sul em Salvador a Roma Negra . estamos felizes de olhar para trás e ter orgulho de tudo que fizemos de bom , as passeatas de protesto contra a violência policial, as passeatas de protesto contra o racismo , as passeatas contra o apartheid, a criação de possibilidades para os artistas negros da banda Olodum , as possibilidades que o Olodum gerou para a vida de todos nós que ficamos todos estes anos tocando Olodum pelos quatro cantos do mundo.
Ufa, como é possível ser feliz quando o mundo desaba em guerras violências e opressão. Como podemos ser felizes quanta na terra santa vemos a vitória do nazismo tantos anos depois se manifestar através dos tanques do governo de Israel esmagando pessoas e carros dos Palestinos ? Como ser felizes quando vemos no Brasil um pais com o povo armado e jovens morrendo nos bairros pela falta de oportunidade de ver o futuro? Como podemos ser felizes vendo a pobreza que nos cerca e nos impele para o escambo o sistema de trocas entre pessoas devido a falta de dinheiro para as coisas básicas ? como podemos ser felizes se as pessoas não tem o que deviam e o que precisam?
A nossa resposta é a revolução da emoção, expressão cunhada sobre o Olodum por um jornalista inglês no Hide Park em Londres ao ver a banda Olodum jogando futebol e derrotando um time de estudantes italianos por 1 X 0 e comprando a energia da nossa música com o levante dos povos pela liberdade, Quando falamos a revolução da emoção falamos da política do ser humano, do fazer, da energia da construção, da esperança com aqueles que tem a coragem de enfrentar desafios e fazer o presente e o futuro. Nosso olhar é positivo somos parte de um mundo que temos que mudar lutando com ética , com lealdade e com princípios é uma forma mais difícil mais demorada porém mais consistente.
Aos 23 anos o Olodum é motivo de orgulho de todas nós e das pessoas de bem, assim sendo precisamos agradecer a todas as pessoas e organizações que nos ajudaram a chegar até aqui e que continuem nos ajudando a crescer e a sonhar. No horizonte bem perto daqui nas noites ás águas escuras do oceano atlântico banham as terras do Olodum, a cidade do Salvador a Roma Negra e ao mesmo tempo banham a costa africana bem longe de nós, tornando o mar um grande lago Olodunico, assim sendo vamos continuar fazendo a história , vamos continuar sendo Olodumaré - O nome de Deus em yorubá. E vamos continuar banhando os corações com as ondas da esperança e da emoção deixe o Olodum tocar seu coração com o som da paz e do amor.

COMEMORAÇÕES
confira aqui


Fonte : João Jorge - Presidente do Olodum
CarnAxE - 25 abril 2002

enviar para um amigo  Envie para um amigo        imprimir        Volta       

www.carnaxe.com.br