Músicas que não saem da cabeça criam 'coceira'


Uma pesquisa nos Estados Unidos descobriu que algumas músicas não saem da nossa cabeça porque criam uma espécie de "coceira no cérebro", que só pode ser aliviada se a canção for cantarolada muitas vezes.
"Uma coceira cognitiva é o tipo de metáfora que explica como essas músicas ficam na nossa cabeça", disse o professor Kellaris ao programa Outlook, do Serviço Mundial da BBC. "Algumas músicas têm propriedades análogas às de uma histamina, que faz coçar nossos cérebros", explicou. "A única maneira de aliviar a comichão cognitiva é repetir a música em nossa cabeça."
O professor Kellaris apresentou os resultados preliminares de sua pesquisa em uma conferência de psicologia do consumo. Segundo ele, virtualmente todo mundo sofre de comichão cognitiva em um momento ou outro. "Nas pesquisas, descobrimos que entre 97% e 99% das pessoas são suscetíveis a vermes de ouvido em algum momento", afirmou. "Mas certamente algumas pessoas são mais suscetíveis do que outras. Mulheres tendem a ser mais suscetíveis do que homens. Os músicos também são mais suscetíveis do que os que não são músicos".
Segundo ele, também não há qualquer meio garantido de tirar a música de nossa cabeça. "Estratégias de substituição raramente funcionam, porque enquanto procuramos na memória uma canção substituta, provavelmente vamos achar outro ?verme de ouvido?", reconheceu. "Algumas pessoas defendem estratégias de conclusão. Se você ouvir uma música integralmente, algumas vezes isso faz com que saia da sua cabeça."

Fonte: BBC Londres / Jornal da Midia


imprimir       Volta