Uneb e Prefeitura assinam acordo para decoração dos tapumes carnavalescos da Praça da Piedade

Transformar pichadores em grafiteiros. Essa á uma das propostas do Projeto Cidadão, que está ligado à pró-reitoria de extensão da Universidade Estadual da Bahia, a UNEB. Atenta a este projeto, e buscando uma forma de incorporá-lo à sociedade para tornar visível a arte do grafite, a Prefeitura Municipal de Salvador, através da Emtursa, convidou a Universidade para um convênio que visa destacar o trabalho dos meninos e meninas que o integram durante o Carnaval de Salvador, a maior festa popular do Brasil.
O convênio será assinado no dia 05/11, às 10h, no gabinete do Prefeito Antônio Imbassahy e visa premiar os melhores projetos em grafite para decorar os tapumes que serão instalados durante a folia momesca na Praça da Piedade. Todas as propostas deverão levar em conta o tema do Carnaval 2004, que será “Viva o Povo Brasileiro”. Além dos tapumes da Piedade, serão também decorados os tapumes do Portal da Misericórdia. O tema deste trabalho será a própria restauração do Portal.
Através de um concurso, dez trabalhos serão selecionados para reprodução nos tapumes que cercarão a Praça da Piedade, no centro da cidade. Pelo convênio, cada um deles receberá um prêmio no valor de R$1 mil. Ao todo, portanto, será distribuída a quantia de R$ 10 mil. Serão, inicialmente, 20 artistas selecionados através de prova seletiva que será realizada na UNEB, em data ainda a ser informada. A votação final acontecerá através da Internet, no próprio site da Universidade do Estado, onde serão disponibilizados os 20 trabalhos para que o público selecione os dez melhores para premiação.

Histórico:
A idéia de decorar os tapumes que protegem os monumentos e prédios públicos de Salvador partiu dos estudos realizados pelo Plano de Estruturação Físico Ambiental do Carnaval (PEC), que diagnosticou a necessidade de qualificar o aspecto visual dessas estruturas, presentes em diversos cantos dos circuitos da festa, de forma original e criativa. O objetivo era fazer com que estes tapumes fossem mais do que instrumentos de segurança, mas elementos que compusessem a decoração geral do evento. Desde o ano passado, além do concurso tradicional realizado em caráter nacional para selecionar os três melhores projetos de decoração dos tapumes, a Prefeitura está abrindo aos grafiteiros de Salvador a oportunidade de exibir seu talento através da decoração de parte dessas estruturas de proteção utilizando uma técnica diferente, específica e popular.
Uma semana antes do Carnaval os tapumes da Praça da Piedade já estarão devidamente instalados para que os grafiteiros selecionados imprimam neles sua arte. Todo o material utilizado será doado pela Prefeitura. Com a mostra desses trabalhos durante a folia, os grafiteiros pensam em fundar associações em cada bairro da cidade e ampliar a realização de oficinas para meninos e meninas carentes. “Capacitando os grafiteiros, transformaremos antigos pichadores em artistas. E, desta forma, é possível que esses novos artistas estabeleçam um diálogo legal com a sociedade”, conclui Antônio Jorge.
Projeto Cidadão – jovens aprendem lições de educação, arte e cidadania
Os meninos e meninas que integram o Projeto Cidadão, em vigor há três anos, têm idades que variam de 6 a 17 anos e moram nas adjacências do Cabula, onde está localizado o campus da Universidade. São crianças e adolescentes carentes que, além do grafite, aprendem outras técnicas através de oficinas diárias realizadas na sede do conselho de moradores do Conjunto ACM, sempre no turno oposto ao das escolas da rede pública que freqüentam. Atualmente cerca de 150 meninos e meninas encontram-se matriculados no projeto.
Além desse número, porém, outros jovens de diferentes escolas e regiões começaram a participar das oficinas de grafitagem. “O projeto extrapolou os muros das escolas e ganhou a adesão de jovens de diversos bairros, escolas e idades”, declara Antônio Jorge, criador e coordenador do Projeto Cidadão, artista plástico e funcionário da UNEB há mais de 20 anos. “Nossa idéia é que, através do grafite, o antigo pichador entre em conexão com a beleza estética, sem perder o sentido da comunicação com a sociedade. Assim, ao invés de mostrar revolta e sujar as paredes, eles poderão usar uma linguagem plasticamente mais bonita para dialogar com o mundo”, completa Antônio.
O facilitador da oficina de grafitagem, Denis Sena, dá aulas na sede do Projeto às quartas e aos sábados, das 10 às 12h e 14 às 16h. Os alunos são inscritos por algum responsável e submetem-se à cumprir a grade de programação de atividades oferecidas pelo projeto, ocupando todo o tempo que têm ocioso. Mantido através de recursos cedidos pela pró-reitoria de extensão da UNEB e do dinheiro das vendas de produtos confeccionados pelos alunos em uma lojinha situada na própria sede, o Projeto Cidadão utiliza como material objetos reciclados. Conscientizar os jovens da necessidade de trabalho em conjunto e oferecer noções de cidadania e o conhecimento de técnicas que aumentam sua auto-estima e o tornam pessoas integradas socialmente é a filosofia mais importante do projeto.Ilê a “Senzala do Barro Preto”, onde será desenvolvido um dos maiores trabalhos sociais já registrados em um bairro negro da América Latina. A sede tem oito andares, onde funcionarão a Escola formal, Mãe Hilda, a escola de dança, a de percussão, a escola profissionalizante, a escola de culinária, um restaurante de comidas baianas e africanas, um estúdio para gravações, além de área para shows, camarotes, local para hospedagem de grupos visitantes, administração e locais para outras atividades.


Fonte: Assessoria de Imprensa - EMTURSA


imprimir       Volta