Decoração dos tapumes carnavalescos da Praça da Piedade
A arte do grafite emprestará suas cores aos tapumes da Praça da Piedade

Transformar pichadores em grafiteiros. Essa á uma das propostas do Projeto Cidadão, que está ligado à pró-reitoria de extensão da Universidade Estadual da Bahia, a UNEB. Atenta a este projeto, e buscando uma forma de incorporá-lo à sociedade para tornar visível a arte do grafite, a Prefeitura Municipal de Salvador, através da Emtursa, convidou a Universidade para um convênio que visa destacar o trabalho dos meninos e meninas que o integram durante o Carnaval de Salvador, a maior festa popular do Brasil.
O convênio foi assinado no dia 0511.03, às 10h, no gabinete do Prefeito Antônio Imbassahy e visa premiar os melhores projetos em grafite para decorar os tapumes que serão instalados durante a folia momesca na Praça da Piedade. Todas as propostas deverão levar em conta o tema do Carnaval 2004, que será “Viva o Povo Brasileiro”. Além dos tapumes da Piedade, serão também decorados os tapumes do Portal da Misericórdia. O tema deste trabalho será a própria restauração do Portal
A idéia de decorar os tapumes que protegem os monumentos e prédios públicos de Salvador partiu dos estudos realizados pelo Plano de Estruturação Físico Ambiental do Carnaval (PEC), que diagnosticou a necessidade de qualificar o aspecto visual dessas estruturas, presentes em diversos cantos dos circuitos da festa, de forma original e criativa. O objetivo era fazer com que estes tapumes fossem mais do que instrumentos de segurança, mas elementos que compusessem a decoração geral do evento. Desde o ano passado, além do concurso tradicional realizado em caráter nacional para selecionar os três melhores projetos de decoração dos tapumes, a Prefeitura está abrindo aos grafiteiros de Salvador a oportunidade de exibir seu talento através da decoração de parte dessas estruturas de proteção utilizando uma técnica diferente, específica e popular.
Uma semana antes do Carnaval os tapumes da Praça da Piedade já estarão devidamente instalados para que os grafiteiros selecionados imprimam neles sua arte. Todo o material utilizado será doado pela Prefeitura.

Fonte: Assessoria de Imprensa - EMTURSA

imprimir       Volta