Entrevista de Ivete Sangalo na Revista MTV

FOI UM PORRADÃO
Os Bastidores da Gravação do Ao Vivo MTV Ivete Sangalo


Antes do show , cheia de suspense e sem muito papo, a musa baiana teve até pesadelo de tanta tensão: mas tudo deu supercerto na comemoração dos 10 anos de carreira, em Salvador, claro.
Vinte de Dezembro, sábado, espírito de Natal bombando. Eram quase 6 horas da tarde quando Ivete chegou à Fonte Nova, em Salvador, para a passagem de som. Só mesmo num estádio de futebol para acontecer a comemoração dos 10 anos de carreira desta baiana arretada.
De calça jeans, blusinha branca, coque no cabelo, acompanhada do marido, Davi Moraes, e sem muita social na área dos camarins, seguiu direto para o palco. Apesar da simpatia de sempre, deu pra ver que Ivete, em ótima forma física, não estava pra muito papo e que todas as suas energias estavam voltadas para o evento no dia seguinte. Ainda havia muito trabalho pela frente, muita coisa pra resolver em relação ao som. "Ivetinha está muito nervosa. Se eu, que nem vou estar lá no palco, estou, imagine ela", justificou o irmão e empresário, Jesus. Assim como seus vários quilinhos a mais, sua simpatia e dedicação a Ivete alcançam altos índices. Com muito carinho e chamando todo mundo de "Minha jóia", é ele quem cuida da carreira de Ivete.

A Véspera
Superpontuais e profissionais sempre, Sandy e Júnior foram os primeiros a chegar. De carro importado, motorista e ao lado da mulher, Flora, o ministro Gilberto Gil foi o próximo a aparecer. "Como você está bonito, menino. Que bom te ver!", disse a Júnior o ministro, depois de um longo abraço, logo na entrada. Seguindo a lei dos mais velhos e experientes na frente, "Painho" (como Ivete se refere a Gil) inaugurou a passagem de som no sábado. Enquanto isso, num canto do palco, Sandy e Júnior esperavam a vez no maior papo com Davi. "O Davi conta uma piada e fica tímido, ele é muito engraçado", revelou Júnior.
No palco, Ivete e seus convidados. Na platéia, um mundo de técnicos de som, produtores, assessores, figurinistas, coreógrafos, equipe da MTV a preparar o equipamento de gravação do programa, uma galera cuidando das proteções do gramado, que pela primeira vez na história foi liberado para esse tipo de evento, mais a VJ e superamiga da cantora, Sarah, com seu namorado, Thiago, que voaram de São Paulo a Salvador especialmente para o show - isso sem falar na família de Ivete, que, cá entre nós, não é pouca gente.

"NÃO É QUALQUER UM QUE FAZ SHOW NA FONTE NOVA"


12M de altura o palco
80.000 na platéia
16 músicos
800 seguranças particulares
9 bailarinos, que também fizeram 4 trocas de roupa
85 caminhões para levaras coberturas do gramado
21M de largura o palco
R$7,00 a R$60,00 preço popular dos ingressos ( a renda foi doada ao Hospital MartacãoGespeira, de Salvador)
4 roupas diferentes no figurino da cantora

O verdadeiro nome da Fonte Nova é Estádio Octávio Mangabeira. Localizado na região do Dique do Itororó, em Salvador, foi inaugurado em 1951. Palco de grandes clássicos, sendo que o primeiro deles foi Botafogo-BA 1 x 1 Guarany-BA - Nelson, do Botafogo, marcou o primeiro gol. A capacidade média é de 80.000 pessoas, o mesmo número de público do show de Ivete, e 110.438 foi o recorde de público em 1968 em uma vitória de 2 x 1 do Bahia sobre o Fluminense.

Na Madrugada
Diretamente trabalhando com ela são três irmãos e dois primos. Jesus e Ricardo, o outro irmão, são empresários. Mônica, a irmã mais velha, fez o cenário do show. A prima Carol administra os fãs-clubes e Alexandre, outro primo, cuidou da computação gráfica. Todos lá, só que com filhos, amigos e amigos dos amigos. Parecia festa de Natal, o que na real não deixou de ser, já que estavam a quatro dias de 24 de dezembro. É nítida e muito bacana a relação de Ivete com a parentada toda. Entre uma música e outra, havia tempo pra brincar com a loirinha filha de Cíntia ou até mesmo atender a outra sobrinha, filha de Mônica, que lhe mostrava uma das imagens no telão. "Olhe minha tia, veja o que minha mãe fez. Não ta a coisa mais linda do mundo?" E Ivete, no meio do ensaio, parou, olhou e concordou.
"Nossa...... que coisa mais linda". Totalmente encantada e meio que hipnotizada, falou sozinha a irmã Cíntia, ao ver Sandy e Ivete passando o som com Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim. E foi mesmo, todo mundo ali se emocionou. Depois de alguns ajustes no tom, coisa de 10 minutos, as duas passaram a música toda. Se na passagem já deu pra arrepiar, imagine só na hora do show para cerca de 80.000 pessoas. E assim seguiu o ensaio: Sandy com Ivete, Sandy com Júnior, Júnior com Davi, Davi com Ivete, Margareth Menezes com Ivete, Ivete e bailarinos, Ivete e a banda. Até 3 horas da manhã. Tatau e Daniela Mercury ensaiaram na sexta.



É Hoje
Calor de quase 40 graus. Os preparativos começaram logo cedo n Fonte Nova. Era gente correndo de um lado para o outro, arrumando uma coisa aqui, resolvendo um pepino ali. O show estava marcado para começar às 6 horas da tarde, os portões foram aberto às 4, mas desde a manhã já tinha gente na fila.Como anunciado, foi um show para a família mesmo. "Ivete faz um som que agrada todas as idades, por isso foi fácil trazer minha mãe", disse a fã Carolina Silva. A porta do estádio parecia uma tomada do filme Carandiru: cerca de 1.100 policiais perfilados, preparados para fazer a segurança do local. A impressão que dava era que toda a polícia de Salvador estava ali. E correu tudo bem, sem nenhuma ocorrência.
Uma enorme tenda foi montada no backstage para abrigar os camarins ( cada artista tinha o seu), convidados vips e imprensa. A balada já estava montada, e cada vez ia chegando mais gente. Preta Gil, de saia jeans, lá estava para dupla função de prestigiar o pai e a amiga. Lá pelas 5 horas o pessoal que iria dominar o palco começou a aparecer.
A grande estrela da festa, num vestidinho rosa, com cabelos alongados e ao lado de Davi, seguiu direto para o camarim e de lá não saiu até a hora de ir para o palco. Na porta, um segurança tamanho-família não deixava estranhos entrar. Passe livre para família e alguns membros da produção. Logo começou a movimentação do pessoal do figurino e, nas mãos da figurinista Patrícia Zuffa, um vestidinho branco a circular pela tenda em direção ao camarim. Era a roupa que Ivete vestiria.

Acabou
No início do show, ao som de Eva *, Ivete deixou algumas lágrimas caírem. E não foi à toa. Era emoção acumulada da correria de apenas dois meses alucinados de preparativos somada à celebração de dez anos de carreira. "Aqui estão as pessoas que eu amo de verdade. Não é nada do tipo: vamos chamar uma turma aí pra fazer um show", fez questão de dizer. E assim correu o show, sucesso total. Foram 3 horas e meia ininterruptas, mais 1 hora para a regravação de algumas músicas do CD e DVD Ao Vivo MTV. "Façam cara de novidade, hein?", pediu a cantora para a platéia.
Depois, de volta ao backstage, Ivete era pura felicidade. Longe de toda tensão do pré-show, a baiana era outra pessoa. "Essa noite não dormi nada! Tive pesadelos, sonhei com um monstro no elevador que me levou ao palco... sem falar que, no pesadelo, havia apenas cinco pessoas na platéia", revelou. Recebida com uma salva de palmas e sem tirar o sorriso do rosto, cumprimentou todos os amigos, abraçou e agradeceu a família e falou com a imprensa. "Tudo que aconteceu neste show é resultado da dedicação e amor que temos com a música e com o público", disse.
"Senti uma emoção única, foi muito mais do que eu esperava, ainda não consigo recapitular. Talvez amanhã, talvez só com o DVD, com o programa da MTV... É como se fosse um sonho, sabe? Foi um porradão!"
* O repertório do show ( que não necessariamente é igual ao do Programa Ao Vivo MTV) foi composto de 31 canções. Entre as participações, Tatau cantou Arerê, Gil fez Que Bloco É Esse e Astral ficou por conta de Daniela Mercury.


Fonte: Ivete Blog / Revista MTV- abril 2004


imprimir       Volta

www.carnaxe.com.br