Ministério da Cultura quer o samba como patrimônio da humanidade
A candidatura terá como ponto de partida a hipótese

O Ministério da Cultura quer que a Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) transforme o samba --música e dança-- em patrimônio cultural mundial. A decisão para fazer a candidatura foi tomada ontem pelo ministro Gilberto Gil em reunião com o presidente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Antônio Augusto Arantes. O sociólogo e produtor Hermano Vianna participou da reunião e consultas foram feitas, por telefone, ao historiador Muniz Sodré.
A proclamação das obras-primas será feita a partir de um processo de consultas, da compilação de documentos e da elaboração de um dossiê. No caso do samba, isso deve acontecer até o mês de setembro. "Concluímos que no momento em que os países estão trazendo aos fóruns globais e às instituições multilaterais suas especificidades culturais, cabe ao Brasil pleitear a oficialização de um reconhecimento amplo e difuso do samba como forma de expressão própria da cultura nacional", afirmou o presidente do Iphan.
Segundo Arantes, o pleito impõe a necessidade de identificar os elementos que conferem singularidade a essa forma de expressão. A tarefa será conduzida ao longo do processo de elaboração do dossiê de candidatura.
A candidatura terá como ponto de partida a hipótese de que essa particularidade encontra-se na morfologia musical e na estrutura do samba, sendo ambas --música e coreografia-- aspectos de uma só realidade.
Ainda segundo Arantes, a pesquisa sobre o samba poderá subsidiar a formulação de políticas de salvaguarda e valorização de brasilidade. O trabalho será coordenado pelo Iphan.

Fonte: Kamy Música - Abril 2004


imprimir       Volta

www.carnaxe.com.br