Caetano é homenageado no Carnegie Hall de Nova York

Caetano Veloso e convidados se apresentam entre hoje e domingo (18) no show "Perspectivas", homenagem do Carnegie Hall de Nova York ao cantor e compositor baiano. O evento é o primeiro deste tipo dedicado a um artista não pertencente ao gênero da música clássica neste respeitado teatro que serviu de porta de entrada para a "bossa nova" nos Estados Unidos.
Caetano se apresentará na sexta-feira (16) e no sábado (17), quando será acompanhado pelo amigo David Byrne, ex-líder da banda nova-iorquina Talking Heads e que nos últimos anos se dedica a popularizar a música de todos os recantos do mundo através do seu selo, Luaka Bop.
Hoje sobe ao palco do teatro da rua 57 a banda AfroReggae, amanhã a cantora Martnalia --filha do sambista Martinho da Vila-- e no domingo (18), a baiana Virgínia Rodrigues. O elenco foi todo escolhido por Caetano Veloso.
A homenagem a Caetano despertou grande interesse do público. As entradas para as apresentações estão esgotadas e a imprensa local dá ampla cobertura de sua presença em Nova York.
Em entrevista de duas páginas publicada domingo (11) no "The New York Times", Caetano refletiu sobre a relação entre Brasil e Estados Unidos, ao mesmo tempo em que falou sobre as canções de seu último disco, "A Foreign Sound", no qual interpreta peças clássicas do repertório americano, de "Cry Me a River" a "Love Me Tender", passando por "Smoke Gets In Your Eyes".
As canções mais incomuns do disco são "Carioca", que Fred Astaire e Ginger Rogers interpretaram no filme "Flying Down to Rio" (1933), e "Come as You Are", do extinto grupo de rock Nirvana, de Kurt Cobain.
Com "Carioca", Caetano pretende emendar a visão errônea que a Hollywood dos anos 30, 40 e 50 tinha sobre o Brasil.
Segundo declarações ao "The New York Times", Caetano disse que o filme de Fred Astaire "dá a impressão de que ninguém nunca tinha vindo ao Brasil e a canção soava como se ninguém soubesse nada sobre música brasileira". Para repatriar a canção, Caetano recorreu à ajuda de músicos baianos. "Flying Down to Rio" foi o primeiro filme em que a dupla artística Astaire-Rogers dançou.
Quanto a "Come As You Are", chama a atenção a versão adocicada somada à melancolia original do Nirvana.
Em qualquer caso, Veloso defendeu para o "Times" a interpretação de canções estrangeiras: "Trata-se de um disco meu e é tão brasileiro quanto os outros".
As homenagens nova-iorquinas a Caetano, 61, se somam à sua reputação de artista completo. Escritor, cineasta ("Cinema Falado"), foi descrito pelo jornal "Newsday" como o "Bob Dylan e os Beatles num único pacote". Além disso, ele tem todo o mercado em língua inglesa para conquistar.

Fonte: Kamy Música - Abril 2004


imprimir       Volta

www.carnaxe.com.br